Com 75% de professores temporários, governo prepara maior concurso efetivo da história do Acre

A expectativa é que o edital do certame seja publicado ainda ano

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados nesta quinta-feira (23) apontam que 75% dos professores da rede estadual de ensino do Acre são temporários.

Os números fazem parte de um levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação, que mostra que apenas 23% dos professores do Estado são efetivos. O último concurso efetivo na área da educação realizado no Acre aconteceu em 2018.

O Governo do Acre prepara maior concurso da história da Educação/Foto: Reprodução

Ainda segundo o estudo do Inep, o número de professores efetivos nas escolas estaduais teve uma redução de 31% nos últimos 10 anos em todo o estado do Acre. Enquanto o número de temporários aumentou em 10%.

Em busca de melhorar os índices apontados pela pesquisa, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), anunciou no final de 2023 um concurso efetivo com mais de três mil vagas.

Sede da Secretaria de Educação e Esportes/Foto: Reprodução

A expectativa é que o edital do certame seja publicado ainda ano. As vagas, de contratação imediata e cadastro reservas, visam fortalecer o quadro efetivo de profissionais do sistema público de ensino em todo o estado, nas mais diversas áreas.

Serão oferecidas duas mil vagas para o cargo de professor P2-30h, 500 vagas para o cargo de professor P2-30h com especialização em Educação Especial e outras 500 vagas para o cargo de Apoio Administrativo Nível II – 30h.

PUBLICIDADE