Prefeitura de Rio Branco leva assistência técnica a quase 50 produtores rurais; confira

Ao todo, 46 produtores são contemplados com o auxílio da equipe técnica, abrangendo mais de 80 hectares

A estrada AC-40 abriga 46 produtores rurais , totalizando 84 hectares de terra que são assistidos por equipes técnicas de agrônomos e zootecnistas, para que as produções sejam potencializadas, aumentando a produtividade para os produtores.

Os acompanhamentos realizados pela prefeitura ao grupo residente da AC-40 é dividida em três partes, sendo a primeira delas a análise de solo e interpretação da área, para que fosse decidida a melhor maneira de se trabalhar naquele espaço.

O segundo passo foi a nutrição do solo, aumento de fertilidade, adubação, calagem, implantação e divisão da área em piquetes. Enquanto isso, a última etapa é o melhoramento genético dos animais, através de inseminação artificial.

Valdomiro Bento é um dos produtores que trabalha neste espaço e está sendo auxiliado pelas ações da prefeitura. Através das orientações recebidas, conseguiu realizar a integração da lavoura junto a pecuária, otimizando o espaço de sua propriedade.

Parte dos materiais gerados na produção do milho serão reaproveitados/Foto: Evandro Derze

“Me arrumaram o trator, a gente preparou o solo, gradeamos e lembrando bem que essa área era uma área que estava com a pastagem que não estava me atendendo. Estava precisando de passar por uma reforma. O nome integração lavoura e PQI, área de leite, que é o meu caso porque você reforma a pastagem, coloca o capim adequado e aí você ainda pode plantar o milho que está aí. Então é agradecer a Deus e agradecer a prefeitura que me deu essa oportunidade”, diz o produtor.

O engenheiro agrônomo, Marcos Matias, explicou um pouco sobre o sistema que vem sendo aplicado na propriedade de Bento. “Nós desenvolvemos um conceito de integração lavoura, pecuária, muito usado na região de Cerrado e Sudeste. Esse sistema de lavoura pecuária, como o próprio nome já diz, é a integração da agricultura junto com a criação de gado”.

Sobre o tratamento com o gado, o zootecnista Gleison Lopes afirma que através do melhoramento da genética dos animais, o dono da propriedade conseguira chegar a, no mínimo, 10 litros de leite por cabeça.

“Fez inseminação artificial nas vacas, o que vai garantir um gado com mais qualidade. A gente trabalha com a comida e depois trabalha genética. Na área dele já nasceram bezerros de genética e a gente está a cada dia aumentando o número de leite por vaca produzida. A ideia é que a gente possa chegar a 15 litros de leite por vaca”, elucida Lopes.

O plantio de milho servirá para dar lucro ao produtor em curto prazo/Foto: Evandro Derze

O produtor Valdomiro Bento se mostra animado com o aumento de produtividade que está vislumbrando com o auxílio que vem recebendo da prefeitura de Rio Branco.

“Com essas crias que já estão vindo agora eu pretendo aumentar minha produção e graças ao incentivo dessa nova gestão. Sem esse apoio da prefeitura o pequeno produtor estaria em situações difíceis. Eu só tenho a agradecer a Deus e a prefeitura”, encerra ele.

PUBLICIDADE