Rondônia apresentou um saldo positivo de 1.395 novos empregos com carteira assinada em março, de acordo com os últimos dados do Novo Caged, divulgados nesta terça-feira (30/4). Este aumento reflete um cenário promissor para o mercado de trabalho no estado, com a criação de 4 mil novas vagas formais nos primeiros três meses deste ano.
O setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 983 novos postos formais, seguido pelo Comércio, com 242, e pela Construção, com 183. Apenas o setor Agrícola apresentou desempenho negativo, com um saldo de -155 vagas.
Na capital Porto Velho, foram abertas 416 novas vagas, contribuindo para um estoque total de 98,8 mil trabalhadores formais. Outros municípios também registraram números expressivos, como Presidente Médici (243), Ji-Paraná (232), Vilhena (176), Rolim de Moura (103) e Espigão D’Oeste (101).
A nível nacional, o Brasil experimentou um saldo de 244.315 novos empregos formais em março, impulsionado por diversos fatores econômicos positivos, como a redução dos juros e da inflação, investimentos federais em infraestrutura, crescimento do setor automobilístico e expansão do turismo.
Com um estoque recorde de 46,23 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o Brasil demonstra uma robustez no mercado de trabalho. No acumulado do ano, foram criados 719.033 novos empregos formais, representando um aumento de 34% em relação ao mesmo período de 2023.
Todas as regiões do país registraram saldo positivo em março, com destaque para o Sudeste, seguido pelo Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dos 27 estados, 25 apresentaram saldo positivo na geração de empregos, com São Paulo liderando a lista, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. Apenas Alagoas e Sergipe encerraram março com um saldo negativo de empregos.
Confira o Painel de Informações completo do Novo Caged para mais detalhes sobre o mercado de trabalho brasileiro.