“Por que enfear nossa cidade?”, diz Bocalom após pichações em obra da Dias Martins; VÍDEO

Prefeito alerta para que o comportamento não seja repetido

Em vídeo publicado em sua rede social, o prefeito Tião Bocalom revela pichações na obra do elevado da Dias Martins. Nesta quinta-feira (02), após evento de entrega das vigas do elevado, Bocalom alertou para que evitem realizar as pichações ou qualquer tipo de alteração na obra.

“Nos ajude a cuidar da nossa cidade”, diz o prefeito/Foto: Reprodução

“Fiz questão de fazer este material aqui para chamar a atenção das pessoas: reparam na obra, nem pronta está e já veio um pichador aqui para pichar a nossa obra, não está correto”, disse o prefeito.

Ele continua mostrando pichações azuis, pretas e amarelas, além de indagar “por que a enfear a nossa cidade?”.

“Nos ajude a cuidar da nossa cidade. Vamos fazer da nossa cidade mais bonita. Agora só será bonita se a gente não tiver esse tipo de comportamento. Nos ajude a cuidar da cidade. A cidade é tua, é nossa”, declarou o prefeito.

Veja o vídeo:

Qual a diferença de grafite e pichação?

O que distingue essas duas práticas são as características das pinturas. A pichação, tipicamente, é realizada com tinta preta e frequentemente inclui símbolos ou mensagens escritas. Por outro lado, o grafite está associado a desenhos e ilustrações.

De acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é crime ambiental e de vandalismo. Além do crime de vandalismo cometido pelo pichador, a legislação brasileira também prevê o crime de dano prescrito no Código Penal, podendo este ser cometido tanto em patrimônio público quanto particular.

Enquanto isso, no parágrafo §2 da mesma legislação, o grafite é permitido nos casos em que seu objetivo seja valorizar um patrimônio, desde que a prática seja aprovada pelo proprietário, no caso de um bem privado, ou pelo órgão responsável, se for um bem público. 

PUBLICIDADE