Veja imagem rara de um polvo Opisthoteuthidae capturada nas águas profundas do estado do Rio

Hoje é comemorado o Dia do Oceano Profundo

No Dia do Oceano Profundo, celebrado hoje, imagens raríssimas de um polvo Opisthoteuthidae foram capturadas a cerca de 2.200 metros de profundidade das águas do estado do Rio de Janeiro.

Os registros foram feitos por ROVs (veículos operados remotamente) da OceanPact capazes de operar e captar imagens em águas muito profundas.

Veja imagens raríssimas de um polvo Opisthoteuthidae, que foram capturadas a cerca de 2.200 metros de profundidade das águas do estado do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/OceanPact e IMU

As imagens da espécie estão agora sendo analisadas por um time de biólogos do Instituto Mar Urbano (IMU) e da OceanPact para identificar e entender melhor o misterioso polvo e sua presença nas águas do sudeste do país.

O registro, só possível graças ao investimento em tecnologia de ponta, comprova a riqueza e a diversidade da fauna abissal de nossos mares, uma área enorme ainda desconhecida.

Compreender as espécies que habitam as profundezas contribui para descobertas científicas e aponta caminhos para a conservação marinha e para o desenvolvimento sustentável de recursos oceânicos.

PUBLICIDADE