Uma enfermeira foi demitida após postar no Instagram a foto de um paciente com ferimentos expostos com a legenda “eu no meu dia mais cozinheira”.
A imagem, registrada na UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do estado, repercutiu após ser compartilhada nessa quarta-feira (8) em um perfil da rede social.
Na imagem, ela aparece de luvas e segurando gazes com uma estudante de enfermagem ao lado. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), responsável pelo HGR, lamentou a conduta da enfermeira e disse que ela teve o contrato rescindido.
“A Secretaria de Saúde lamenta esse tipo de conduta e informa que a servidora, que era do quadro seletivado [temporário], teve o contrato rescindido e o episódio comunicado ao Conselho Regional de Enfermagem para providências”, comentou em uma publicação nas redes sociais.
Ao g1, o Coren informou que recebeu a denúncia e deu início aos trâmites de apuração. “Lamentamos que fatos como esse venham a ocorrer, no entanto todos os diretos de ampla defesa e contraditório serão garantidos a profissional envolvida no caso, conforme preconizam nossos atos normativos.”
A Sesau também cobrou medidas da instituição de ensino da estudante. “Informa ainda que, a outra pessoa, que é acadêmica, teve a situação informada formalmente à instituição de ensino, com pedido de providências.”
Além disso, a direção do HGR emitiu um comunicado para os servidores alertando sobre as implicâncias éticas e legais quanto a situações semelhantes.
A imagem foi postada nos stories da enfermeira, alguém fez o print e a imagem passou a circular nas redes sociais. O registro mostrava um paciente deitado no leito, com ferimentos expostos nos braços e perna, próximo à virilha.
A profissional demitida comentou no perfil que publicou a foto e pediu desculpas “a quem se sentiu ofendido”. Disse ainda que “Errei, fui antiética ao extremo e com enfermagem não se brinca!“.
“A infeliz frase foi colocada por conta de uma trend que diz ‘lugar de mulher é na cozinhal’ e como a saúde não é um serviço fácil (porém amo), na trend tem a complementação da frase ‘eu no meu dia mais cozinheira’, tanto que está com aspas, por não ser uma frase minha”, explicou no comentário.
Procurada pelo g1, ela reiterou o pedido de desculpas. “Assumo o erro, pois infelizmente houve exposição, embora eu não tenha postado rosto e nem nome deste, não deveria ter feito, e jamais faria algo para prejudicar meu trabalho conscientemente. Pedi desculpas, peço novamente e pedirei quantas vezes forem necessárias”.
Além disso, a enfermeira disse que a “Sesau em momento nenhum deu oportunidade de esclarecimento dos fatos”.
Em relação a isso, a Sesu disse que “a conduta da profissional violou o princípio administrativo de moralidade, face à conduta inapropriada, considerando ainda que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de pacientes internados nos hospitais da rede estadual de saúde.”
“Dessa forma, o desligamento se deu em observância ao edital do processo seletivo e legislação em vigor. Foram garantidos os direitos trabalhistas, com o pagamento proporcional aos dias trabalhados no mês de maio, como também 13° e férias proporcionais”, detalhou a secretaria.
A Sesau destacou que as normas internas e éticas impedem o registro de imagens de pacientes internados sem a devida autorização ou que possam gerar constrangimento aos pacientes e aos familiares.