O projeto Abrançando Filhos, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), promoveu um reencontro emocionante entre a detenta J. F. N. com a filha, que não via há quatro anos.
O reencontro aconteceu na sede do TJAC, em Rio Branco, e foi lá que J. F. N. pôde sentir o abraço da filha, que mora no município de Sena Madureira, no interior do Acre, o que dificulta o contato entre elas.
“Encontrar minha filha, depois de quatro anos, era meu maior sonho, e hoje Deus me abençoou”, disse a detenta ao site Agência de Notícias do Acre.
O diretor operacional do Iapen, Tiênio Costa, destacou que existem muitas mães que passam o ano inteiro esperando o momento e, por isso, o planejamento começa logo no início do ano.
Para que o encontro fosse possível, a diretora do Presídio Feminino de Rio Branco, Dalvani Azevedo, contou com o apoio de 15 policiais penais, foi além de J. F. N., outras 24 mães também reencontraram os filhos.
“São muitas pessoas trabalhando pra dar certo. Quando se inicia o ano, a gente já começa o planejamento para este dia. São mães fora do cárcere, com crianças em um ambiente totalmente diferente da rotina. Aqui, hoje a gente tem 25 presas e, pela primeira vez, as 25 famílias vieram. São mais de 40 crianças e aqui elas são simplesmente mães”, ressaltou a diretora.
Além do encontro, as mães e filhos também tiveram um café da manhã e receberam presentes.