A tragédia das chuvas que assolou o Rio Grande do Sul (RS) e já vitimou 147 pessoas mobilizou solidariedade e doações de todo país. Para aqueles que ainda não declararam o Imposto de Renda, há a possibilidade de fazer o bem na hora de preencher a declaração do IR 2024.
A doação tem teto de 6% do total do imposto devido e pode ser destinada a fundos voltados a idosos ou crianças e adolescentes das 336 cidades atingidas pelas chuvas no estado. Veja abaixo como fazer a doação:
Como posso fazer doações no IR 2024?
O contribuinte deve optar pela opção “Doações diretamente na declaração”. A escolha pode direcionar 3% do imposto devido para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.
É possível escolher as três esferas da administração nacional, destinando os valores a fundos nacional, estaduais ou municipais, independentemente de onde você resida. A soma dos valores é calculada automaticamente pelo programa da Receita.
Ao enviar a declaração, será gerado um Darf, que deverá ser pago em uma agência bancária ou pela internet até o último dia de entrega da declaração, em 31 de maio. Os moradores do Rio Grande do Sul tiveram extensão do prazo, para 31 de agosto.
A doação só pode ser feita se o contribuinte optar pelo modelo completo. A declaração simplificada não contempla a destinação.
Se a sua declaração resultar em Imposto a Pagar, o total destinado a título de doação será descontado do saldo devedor – ou seja, em vez de você pagar essa quantia para o governo federal, vai destiná-la aos fundos.
Se a sua declaração resultar em Imposto a Restituir, o total destinado para doações será somado à restituição.
Para onde o dinheiro vai?
A doação seguirá para conselhos que são integrados por representantes da sociedade civil e do poder público. Cada um deles define o repasse final das destinações às entidades que atendem a crianças, jovens e idosos.
Como fazer a doação ao RS
Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda e, nas Fichas da Declaração, selecione a opção “Doações diretamente na declaração”.
Aparecerá duas abas, onde você pode escolher doar para fundos especiais à criança e ao adolescente, ou para fundos especiais aos idosos. Clique em “Novo”, na parte inferior.
Aparecerá uma nova caixa, em que é permitido o contribuinte escolher o nível de administração do fundo que deseja realizar a doação. Neste momento, qualquer brasileiro pode escolher o Estado do RS ou alguma cidade gaúcha específica.
O programa calcula o valor limite de 3% que pode ser doado para cada fundo. É permitido escolher o valor até o teto estabelecido pelo cálculo da Receita.
Ao terminar a declaração, o Darf de cada doação será gerado e disponibilizado na aba “Imprimir”, no menu principal.