O jornalista Oscar Xavier de Oliveira, de 59 anos, um dos repórteres cinematográficos dos mais antigos do Acre e que foi um dos auxiliares do então governador Nabor Júnior, nos anos de 1980 na área de comunicação e captura de imagens de seu governo, está precisando de ajuda.
Diabético há mais de 20 anos, ele teve parte da perna esquerda amputada e agora luta para continuar o combate à doença e impedir a amputação de outros membros, como também necessita de recursos para adquirir e adaptar a uma prótese para poder voltar a andar.
Servidor da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o jornalista não conseguiu se aposentar, mesmo com amputação. “Disseram que não tenho idade, mas estou conversando com um advogado porque, creio que por causa da doença, tenho direito à aposentadoria pelo INSS”, disse.
Oscar Xavier, no momento, está em Porto Velho (RO), em companhia da esposa, hospedados na casa de uma amiga, à espera de uma prótese do Hospital Santa Marcelina, da capital rondoniense. Embora particular, o hospital fornece a prótese gratuitamente. No entanto, o jornalista, assim como outros pacientes precisam passar por tratamento intensivo a fim de que o equipamento, uma vez implantado, não cause outros problemas ao portador.
“Vou ter que ficar aqui hospitalizado por no mínimo mais 60 dias, que é pelo menos 30 de tratamento para receber o equipamento e outros 30 para treinar a adaptação à perna mecânica”, revelou.
“O que preciso é de dinheiro para custear as despesas de alimentação e aquisição de remédios porque, quem está fora de sua casa, mesmo que tenha ajuda de amigos, tem que pagar por tudo que consome”, afirmou.
“Como o Hospital Santa Marcelina fornece esses equipamentos gratuitamente, me candidatei e fui chamado para vir para Porto Velho me submeter ao tratamento e tentar ver se saio daqui andando de novo”, disse o jornalista.
Por isso, o jornalista está promovendo a chamada “vaquinha” na internet para custear as despesas, inclusive de transporte da casa em que está hospedado até o hospital, numa distância de pelo menos 19 quilômetros, na capital rondoniense.
Segundo Oscar Xavier, qualquer ajuda é bem vinda. Interessados em fazer as doações, em qualquer quantia, pode usar a chave pix número (68) 999467788, Banco Nubank, em seu nome.