O Spotify completa, nesta terça-feira (21), dez anos de atuação no Brasil. Neste meio tempo, o app se consolidou como a maior plataforma de streaming de música não só do país, como do mundo inteiro, e tem atualmente mais de 600 milhões de usuários ativos. Ainda, o serviço tem uma versão premium, que permite escutar bandas e artistas sem interrupções, e com uma qualidade de som melhorada. Aproveitando a data, o TechTudo separou uma lista com cinco fatos sobre o uso do Spotify no Brasil que você provavelmente não sabia. Confira!
1. Quase 1 trilhão de streams
O Spotify construiu, ao longo dos últimos dez anos, uma grande base de fãs e usuários do Brasil na plataforma. Assim, apenas na última década, os brasileiros deram o play mais de 770 bilhões de vezes em músicas disponibilizadas na plataforma.
2. Recordes de Alok e Anitta
Alok foi o primeiro brasileiro a entrar na playlist do Top 100 Global do Spotify com a música Hear Me Now, em 2017. A seleção de canções coroou a obra como um dos 100 sons mais escutados de todo o mundo, naquele momento, e foi uma das responsáveis por impulsionar o nome do DJ para o mundo. Atualmente, o artista goiano, de 32 anos, é considerado um dos maiores produtores de música eletrônica do mundo, e é constantemente escalado para tocar nos maiores festivais do segmento no planeta.
Anitta não poderia também ficar de fora dessa. Em 2022, a carioca bombou com a música Envolver, que alcançou a primeira posição do mesmo ranking. Na época, o som viralizou em redes sociais, como TikTok e Instagram, o que ajudou a impulsionar a obra. De lá para cá, a cantora somou mais de 31, 2 milhões de ouvintes mensais, além de uma indicação ao Grammy de Best New Artist.
3. Aumento de 240 vezes em streams no Brasil
Os brasileiros marcam presença na plataforma. Desde 2014, o número de streams no app aumentou em 240 vezes. Esse crescimento exponencial pode ser explicado, talvez, pelo número de faixas de artistas do Brasil ter crescido 656% no mesmo período no Spotify.
As receitas também foram impactadas nos últimos dez anos. Em 2023, artistas brasileiros ganharam 27% a mais, apenas no Spotify, quando comparado a 2022, atingindo mais de R$ 1,2 bilhão. Esse número é também quatro vezes maior que o registrado em 2018.
4. Brasileiros criaram mais de 89 milhões de playlists no Spotify
As playlists são fundamentais para organizar as músicas da melhor forma possível. Seja aquela para escutar quando se está na bad, na academia, ou até mesmo no caminho para o trabalho, essas faixas já fazem parte da rotina de usuários brasileiros da plataforma. Afinal, só no Brasil, são mais de 89 milhões de listas criadas.
5. Brasil representa 60% do consumo de artistas brasileiros no Spotify
Apenas 60% das streams de artistas brasileiros vem do Brasil. O restante é dividido, principalmente, entre países da Europa, América do Norte e África. Esse número pode indicar que músicos nacionais estão ganhando um grande público também no exterior.