De olho no GTA 6? 10 coisas para fazer no GTA 5 enquanto o jogo não chega

GTA 6 já tem sua janela de lançamento definida, mas ainda é possível aproveitar mais de GTA 5 - especialmente se você ainda não jogou ou fez isso há muito tempo

GTA 6 teve sua janela de lançamento confirmada pela Take Two Interactive, empresa por trás da Rockstar Games: outono de 2025 no hemisfério norte (ou seja, nossa primavera, entre setembro e dezembro). O game é bastante aguardado pelos fãs da franquia e, até lá, têm o último título, GTA 5 para aproveitar, tanto no modo História quanto em GTA Online, que recebe atualizações constantes e segue sendo bastante jogado 11 anos após seu lançamento. O título, protagonizado por Michael, Trevor e Franklin tem uma campanha bem estruturada e com três finais diferentes, além de uma infinidade de side quests para explorar.

Pensando nisso, o TechTudo separou 10 coisas que você ainda pode aproveitar em GTA 5 enquanto GTA 6 ainda está no “forno”. Vale lembrar que o game está disponível no PlayStation 5 (PS5), Xbox Series XXbox Series S e PC, além das gerações anteriores, em PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, ou até mesmo PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360, onde foi lançado originalmente.

Aproveite GTA 5 enquanto o GTA 6 não chega: 10 coisas que você ainda pode aproveitar no game — Foto: Divulgação/Rockstar

1. Terminar a campanha

A campanha principal de GTA 5 pode durar até 40 horas. Comparado a alguns RPGs, isso pode ser considerado pouco, mas não deixa de ser uma quantidade considerável de horas para aproveitar. Além disso, é sempre possível que este tempo aumente, caso você queira fazer todas as missões que o título tem a oferecer, por exemplo, o que pode chegar às 100 horas de gameplay.

Vale lembrar que GTA 5 tem três finais possíveis – A, B ou C. É possível matar Trevor, matar Michael ou seguir por um caminho totalmente diferente. Assim o jogador pode voltar e fazer todos os finais possíveis, aumentando ainda mais suas horas de partida, já que eles dependem de escolhas feitas em algumas missões.

Terminar a campanha de GTA 5 e fazer todos os seus finais — Foto: Reprodução/Steam
Terminar a campanha de GTA 5 e fazer todos os seus finais — Foto: Reprodução/Steam

2. Fazer todas as missões secundárias

Por falar em escolhas, GTA 5 é repleto de missões secundárias. O jogo tem 69 missões principais e, pelo menos, 10 diferentes para cada um dos três protagonistas, Trevor, Michael e Franklin. O usuário tem a liberdade de fazer estas missões como bem entender, na ordem que quiser e, em alguns casos, como quiser. O jogo permite acessar estas missões praticamente a qualquer momento da campanha, mas elas normalmente são destravadas em uma ordem a ser seguia, de acordo com as tarefas que você cumprir.

Algumas dessas possuem múltiplos capítulos, exigindo um pouco mais de desenvolvimento antes de serem iniciadas. Além disso, há diferentes quests pelo mapa, indo desde matar palhaços numa praça até tirar fotos comprometedoras de famosos, garantindo mais dinheiro e algumas horinhas a mais de gameplay.

Realize algumas das várias missões secundárias de GTA 5 — Foto: Reprodução/Steam
Realize algumas das várias missões secundárias de GTA 5 — Foto: Reprodução/Steam

3. Comprar todos os empreendimentos

Dentro de GTA 5 você pode comprar empreendimentos ou propriedades. É como jogar “banco imobiliário”, só que dentro do mundo de GTA. São locais que funcionam para gerar mais receita aos personagens e que também podem garantir funcionalidades únicas para serem usadas na história, como reparar carros e ter acesso fácil (e legal) a um avião. As propriedades têm custos bem elevados, e pode ser difícil juntar dinheiro o suficiente para comprá-las.

Uma dica importante é aproveitar as missões de assassinato do Franklin para aplicar seu dinheiro na bolsa de forma inteligente e, depois, sacar os valores com o lucro da variação – e guardando ao máximo para comprar as propriedades assim que possível. Vale lembrar que não existe código no jogo para dinheiro infinito, mas o usuário pode recorrer a códigos para ter armas mais poderosas – que, por sua vez, facilitam ações de assassinato e missões de grandes golpes. Confira AQUI uma lista de códigos úteis.

GTA 5 tem locais e empreendimentos que podem ser comprados — Foto: Divulgação/Steam
GTA 5 tem locais e empreendimentos que podem ser comprados — Foto: Divulgação/Steam

4. Tirar fotos

O GTA 5 contém um aplicativo no celular dos personagens chamado de Snapmatic, que é uma espécie de Instagram daquele mundo. Com ele é possível registrar fotos e salvar, dentro do ambiente do game, registrando as melhores paisagens e cenas. É basicamente o “Modo foto” do jogo, como existe em tantos outros.

Ainda assim, é uma ótima pedida para passar o tempo antes de GTA 6 chegar, tendo em vista que o mapa de Los Santos é enorme e repleto de oportunidades de bons cliques. Em cima de montanhas, no Pier, no observatório da cidade, entre tantos outros lugares do mapa que o jogador pode desbravar sem medo, para poder bater as melhores fotos.

GTA 5 permite tirar fotos com o celular e registrar — Foto: Reprodução/Murilo Molina
GTA 5 permite tirar fotos com o celular e registrar — Foto: Reprodução/Murilo Molina

5. Descobrir os Easter Eggs

GTA 5 tem uma infinidade de Easter eggs, ou surpresas espalhadas pelos mapas e missões. O jogo normalmente não tem uma lista oficial, mas é possível encontrar listas compartilhadas por outros usuários na Internet. Caçar easter eggs pode ser um bom passatempo para quem terminou a campanha principal, por exemplo.

Alguns easter eggs envolvem situações perigosas, como usar drogas até ver alucinações de palhaços e alienígenas, ou tentar caçar o Pé Grande ou algo similar a ele. Existem fantasmas, zumbis e outras criaturas místicas presentes no mundo de GTA 5 que estão escondidas, e cabe ao jogador tentar explorar ao máximo que conseguir o mapa em busca dessas curiosidades.

GTA 5 tem segredos e easter eggs a serem descobertos — Foto: Divulgação/Rockstar
GTA 5 tem segredos e easter eggs a serem descobertos — Foto: Divulgação/Rockstar

6. Explorar a Fauna

Já foi confirmado que GTA 6 terá um grande incremento na fauna, ou seja, nos animais presentes no jogo. O game deve trazer uma variedade de bichos para interagir com o jogador ou servir de alvos para caças ao longo da jornada. Em GTA 5 também é possível fazer isso, ainda que de forma mais limitada.

O título traz desde cachorros nas ruas de Los Santos até cervos, ursos, corvos, coiotes, coelhos e até vacas no interior. Muitos animas são interativos e vão reagir de acordo com seu comportamento. Alguns vão atacar assim que encontrar seu personagem por serem selvagens e carnívoros, portanto, procure sempre andar com alguma arma para se livrar de situações indesejadas.

GTA 5 tem diversos tipos de animal — Foto: Divulgação/Rockstar
GTA 5 tem diversos tipos de animal — Foto: Divulgação/Rockstar

7. Invadir a prisão

GTA 5 conta com a Penitenciária Bolingbroke para prender seus criminosos mais perigosos. Não existe uma missão específica da história para o local, mas o jogador pode tentar invadir para sentir alguma adrenalina ou interagir com os presos.

A prisão fica localizada ao lado sul da Route 68, perto da avenida. Ela é enorme e tem segurança reforçada, então vá preparado, com armas e veículos para possíveis fugas. O jogo também conta com missões envolvendo a prisão apenas no modo GTA Online, que detalharemos um pouco mais a seguir.

A prisão de GTA 5 — Foto: Divulgação/Rockstar
A prisão de GTA 5 — Foto: Divulgação/Rockstar

8. Jogar GTA Online

GTA Online é o modo multiplayer oficial de GTA 5. Com ele você cria um personagem do zero e vive sua própria vida por lá, interagindo com alguns jogadores, realizando missões, dando golpes e participando de tiroteios. O jogo neste modo também tem o mesmo mundo aberto da campanha single-player, mas é bom ter cuidado.

Em GTA Online praticamente não há regras. Se outros jogadores quiserem, eles vão sempre te perseguir, atirar, te explodir ou passar com o carro por cima. Não é recomendado jogar sem antes treinar bastante na campanha para um jogador. É um modo caótico e que pode vir acompanhado de algumas frustrações.

De qualquer forma, a modalidade traz novas missões e desafios, permitindo enriquecer, comprar carros, assaltar lojas, participar de gangues, aplicar golpes ou até mesmo viver uma vida mais pacata, com direito a seu próprio apartamento.

GTA Online tem muito conteúdo a ser aproveitado — Foto: Divulgação/Rockstar
GTA Online tem muito conteúdo a ser aproveitado — Foto: Divulgação/Rockstar

9. Jogar GTA RP

GTA RP é um modo online para GTA 5 disponível apenas no PC. Este é, na verdade, o mod mais famoso do jogo. Funciona assim: você escolhe um servidor para jogar, cria seu personagem e vive neste mundo virtual, seguindo diversas regras de forma bem organizada. É possível jogar com vários usuários ao mesmo tempo, dependendo da “cidade” que escolher.

No Brasil existem várias cidades de GTA RP, como Cidade Alta, Complexo, Metrópole, Salve, entre outras. Elas variam entre si com as regras apresentadas e também permitem que seu personagem tenha uma profissão, como policial, médico, mecânico e etc. Ou, se preferir, também pode simplesmente viver no lado ilegal, vendendo drogas ou combatendo as forças policiais.

No modo multiplayer GTA Online de GTA 5 jogadores criaram servidores ou cidades — Foto: Reprodução/Cidade Alta
No modo multiplayer GTA Online de GTA 5 jogadores criaram servidores ou cidades — Foto: Reprodução/Cidade Alta

10. Instalar mods no PC

Por fim, GTA 5 é totalmente compatível com mods em sua versão de PC. Além do GTA RP, que é usado a partir do software FiveM, o jogo também te permite jogar com outras formas de modificações. No geral os mods estão disponíveis no site Nexus Mods, que costuma servir de repositório para a comunidade gamer em geral.

Alguns dos principais mods incluem melhores menus para personagens, mais carros para trafegar na cidade, melhores gráficos e texturas, atualizações para o GTA Online, mudança de campo de visão e versões dos personagens com outros gêneros.

É possível ter todo tipo de mod em GTA 5 para personalização das partidas — Foto: Reprodução/Felipe Vinha
É possível ter todo tipo de mod em GTA 5 para personalização das partidas — Foto: Reprodução/Felipe Vinha
PUBLICIDADE