A Câmara dos Deputados anunciou nesta quarta-feira (22) que Zileide Silva é a primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo. A solenidade de agraciamento será realizada em agosto.
A premiação foi criada em outubro do ano passado, após votação no plenário. Os candidatos são indicados pelos líderes partidários e a escolha dos vencedores é feita pela maioria dos deputados integrantes da Mesa Diretora.
O prêmio é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados, com a outorga de uma medalha e diploma, a um jornalista cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro.
No comunicado que anunciou a premiação, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Segunda-Secretária da Mesa Diretora, destacou a importância do parlamento brasileiro em reconhecer a jornalista com o prêmio Glória Maria.
“A Câmara dos Deputados se sente fortalecida com o trabalho ético, que valoriza a liberdade de expressão e fortalece a democracia, realizado por Zileide Silva”.
Perfil
Paulistana, a repórter Zileide Silva trabalha na Globo desde 1997.
Ela foi correspondente em Nova York, onde participou da cobertura histórica do 11 de setembro e, desde 2009, é repórter especial em Brasília, onde se dedica à cobertura do Poder, acompanhando o dia a dia no Congresso Nacional.
Zileide também já passou pela rádio Jornal de São Paulo, Rádio Cultura Brasil, Rede Bandeirantes, TV Cultura e SBT.