O alagoano Aldo Rebelo, que fez carreira polĂtica em SĂŁo Paulo, lançou, em BrasĂlia, na quarta-feira (22), um livro sobre a AmazĂ´nia. Ex-militante do PCdoB, pelo qual foi deputado federal e que foi ministro da Defesa na cota do Partido no segundo governo do presidente Luiz Inácio da Silva, de 2006 a 2010, e atualmente Ă© secretário municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de SĂŁo Paulo e se aproximou muito, nos Ăşltimos anos, do chamado bolsonarismo.Â

No livro, Rebelo aborda questões relacionadas à Floresta Amazônica/Foto: Reprodução
O ex-ministro se tornou tambĂ©m amigo do senador acreano Márcio Bittar (UniĂŁo Brasil) e do prĂłprio ex-presidente Jair Bolsonaro, que, aliás, fez questĂŁo de comparecer ao lançamento do livro na Livraria da Vila, no Shopping Iguatemi, em BrasĂlia.Â
Foi o primeiro compromisso público de Bolsonaro após passar 12 dias internado em São Paulo, tratando de erisipela, uma doença causada por infecção na pele, no caso na perna esquerda.
No livro, Rebelo aborda questões relacionadas Ă Floresta AmazĂ´nica. O tĂtulo da obra Ă© “AmazĂ´nia, a Maldição de Tordesilhas”. Rebelo, antes de entrar para a polĂtica partidária, era lĂder estudantil.
CoincidĂŞncia ou nĂŁo, a conversĂŁo de Rebelo ao bolsonarismo, em tudo se parece com Márcio Bittar, tambĂ©m um ex-lĂder estudantil no Mato Grosso, militante do PC (Partido Comunista), que chegou a estudar formas de combate ao capitalismo com doutrinadores em Moscou, na RĂşssia, ainda na Ă©poca da extinta UniĂŁo SoviĂ©tica. Sobre a AmazĂ´nia, o discurso de Aldo Rebelo tambĂ©m se assemelha Ă s posições de Bittar e isso Ă© estará, claro, no livro que ele acaba de lançar.

