O empréstimo para aposentados é muito importante, especialmente quando consideramos a situação econômica atual e as necessidades dessa parte da população.
Com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser desafiador para os aposentados encontrarem soluções de crédito que se alinhem às suas condições financeiras.
Neste artigo, vamos explorar uma das melhores opções para esse grupo: uma modalidade de crédito com taxas de juros mais acessíveis. Continue a leitura!
Empréstimo Consignado é opção com menores taxas
O Empréstimo Consignado para aposentados e pensionistas do INSS é uma opção bastante atraente, principalmente devido às suas taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de crédito.
No mês de abril, por exemplo, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução no teto da taxa de juros do crédito consignado para o INSS.
Estabelecendo o limite de 1,72% ao mês para operações de Empréstimo Consignado com desconto em folha de pagamento e 2,55% ao mês para operações de Cartão de Crédito Consignado ou Cartão Benefício Consignado.
Esta redução é uma resposta às baixas taxas Selic e busca favorecer aposentados e pensionistas com menores encargos financeiros.
Comparando com outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal que geralmente possuem taxas acima de 4% ao mês, o consignado se apresenta como uma alternativa muito mais acessível e econômica para aposentados e pensionistas.
Mas como as taxas de juros do consignado podem ser tão mais baixas? A resposta está na segurança que essa modalidade de empréstimo oferece às instituições financeiras.
As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS, reduzindo o risco de inadimplência e, assim, possibilitando juros mais competitivos.
Vantagens dos consignados INSS para aposentados
O Empréstimo Consignado não só oferece taxas de juros mais baixas, mas também proporciona outras vantagens significativas para os beneficiários do INSS.
A principal vantagem é a facilidade de gestão do pagamento, pois as parcelas são automaticamente deduzidas do benefício, evitando atraso e o acúmulo de juros por mora.
Além disso, o acesso a essa modalidade de crédito geralmente não requer consulta aos órgãos de proteção ao crédito, facilitando a obtenção de dinheiro por quem tem histórico de crédito negativo.
Como funciona o Empréstimo Consignado para aposentados
No geral, o Empréstimo Consignado para aposentados do INSS funciona de forma simplificada, sendo menos burocrático que outras modalidades de crédito.
As etapas de solicitação podem ter pequenas variações dependendo da instituição escolhida. No entanto, as principais características incluem:
- Escolha e solicitação: o aposentado seleciona uma instituição financeira autorizada pelo INSS e apresenta a documentação necessária.
- Análise de crédito: a instituição verifica as condições financeiras e o valor do benefício para definir o montante máximo do empréstimo.
- Aprovação e contrato: após a aprovação, o aposentado assina o contrato, que detalha o valor, as taxas de juros, e o prazo de pagamento.
- Liberação do dinheiro: o valor é depositado na conta corrente na qual o aposentado recebe o seu benefício do INSS ou outra de mesma titularidade
Vale lembrar que qualquer cobrança de taxa para liberação do valor solicitado no empréstimo é ilegal.
Quais aposentados conseguem crédito consignado
O acesso ao Empréstimo Consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, mas existem alguns critérios e condições a serem observados. Confira a seguir.
Há limitação de idade?
Não existe uma idade máxima para solicitar o Empréstimo Consignado, assim essa regra pode variar de acordo com a instituição financeira escolhida.
Isso proporciona uma oportunidade significativa para aposentados mais velhos, que têm às vezes dificuldade de acesso a outras formas de crédito.
As limitações de renda estão mais relacionadas ao percentual do benefício que pode ser comprometido com o pagamento do empréstimo, a chamada Margem Consignável.
Essa margem consignável é de 35% para Empréstimo Consignado, 5% para Cartão de Crédito Consignado e mais 5% para Cartão Benefício Consignado.
Estes limites são estipulados para evitar o superendividamento e o comprometimento total da renda do beneficiário com empréstimos.
E aposentado negativado?
Como já comentamos anteriormente, a possibilidade de obtenção de crédito para aposentados negativados é uma das grandes vantagens do Empréstimo Consignado.
Como as parcelas do empréstimo são descontadas do benefício antes que o titular tenha acesso ao saldo, o risco para o banco ou instituição financeira é minimizado, permitindo-lhes oferecer crédito mesmo para quem está com o nome negativado.