Léo Moraes pede exoneração do Detran de Rondônia para concorrer à Prefeitura de Porto Velho

Em sua carta-pedido, Moraes agrecedeu ao governador Coronel Marcos Rocha e citou desenvovimento no órgão em que atuou

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN/RO), Leonardo Barreto de Moraes, o Léo Moraes (Podemos), formalizou seu pedido de exoneração do cargo em ofício dirigido ao Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União). A solicitação tem efeito a partir de 06 de junho de 2024 e se dá para atender à exigência legal de desincompatibilização, visando concorrer ao cargo de prefeito do Município de Porto Velho nas eleições de 2024.

Em seu ofício, Moraes destacou as realizações durante sua gestão à frente do DETRAN/RO. Ele agradeceu ao Governador pela oportunidade e confiança depositada para transformar o órgão em “um braço forte e justo do Estado”.

Segundo ele, diversas campanhas de prevenção e ações educativas no trânsito foram realizadas em todo o estado, com foco na capital Porto Velho, resultando na redução significativa de mortes por acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2024, conforme relatórios do Batalhão de Polícia de Trânsito.

Léo Moraes pede exoneração do Detran e entra na corrida pela Prefeitura de Porto Velho/Foto: Reprodução

O pré-candidato mencionou ainda a humanização do DETRAN/RO e a desburocratização da máquina pública, visando maior eficiência na gestão. “O DETRAN/RO se tornou mais humano, com forte desburocratização da máquina pública visando a imprimir uma maior eficiência na gestão, sendo hoje modelo a ser seguido”, afirmou.

Ele destacou medidas inéditas adotadas durante sua gestão, como a isenção de taxas para vítimas de furto e roubo, a extinção de mais de 30 taxas – incluindo a obrigatoriedade de vistoria do primeiro emplacamento – e a redução de outras 20, como as taxas de renovação da CNH e habilitação do idoso. Além disso, colaborou com a proposta de isenção do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas em Rondônia.

O agora ex-diretor ressaltou a atuação enérgica e implacável do órgão nas operações de apreensão de motos irregulares e barulhentas, que impactam negativamente pessoas neurodivergentes, idosos e animais. Ele atribuiu o sucesso dessas ações ao esforço dos servidores do DETRAN/RO. “E tudo isso não seria possível sem a ajuda dos incansáveis servidores deste órgão, verdadeiros heróis sem capa”, declarou.

No encerramento do ofício, Léo Moraes expressou confiança no futuro do órgão e agradeceu a oportunidade de servir. “Missão dada é missão cumprida! Obrigado por tudo”, concluiu.

Nesta quinta (6), Léo Moraes anunciou oficialmente que é pré-candidato a prefeito de Porto Velho, confirmando assim as especulações que envolviam seu nome há meses. Ele é o 11º aspirante ao executivo municipal.

O anúncio oficial pode ser conferido em seu perfil no Instagram.

PUBLICIDADE