Quando você conversa com Beto Mota, de 35 anos, pai de Laura, você consegue entender a magia que os livros possuem nessa família. Funcionário público, ele fala como a filha sempre amou livros, desde os dois anos de idade. Do alfabeto aos números, das letras da língua portuguesa para o inglês. Dos livros para o lançamento de um no último sábado (09) em Rio Branco.
“Quando ela foi para a escola, já foi sabendo ler e escrever, e a gente viu que ela era bem desenvolvida pela leitura, gostava sempre de ler e ela já rapidamente aprendeu a separar as sílabas”, afirma o pai.
Assim, surgiu a paixão pela escrita e pelo desenho. Segundo o entrevistado, Laura criava um livro rapidamente sempre.
Até que, em uma aula sobre letras, ela aprendeu a letra K. K de Kiwi – uma ave típica da Nova Zelândia. Laura ficou encantada pelo animal e começou a “desenhar pela casa vários kiwis e grudava nas paredes. E era kiwis, kiwi e kiwi”.
Bento conta que Laura chegou até a pedir uma pelúcia na internet do kiwi branco, uma espécie rara do animal. O amor pelo animal foi tanto, que Laura transformou sua paixão em letras, linhas e páginas.
Início da aventura
Quando Laura entregou o primeiro livro sobre seu amigo Kiwi – chamado “A Fome” – para o pai, ele ficou encantado. Afinal, a história tinha começo, meio e fim.
“Aquela história que falava sobre produtos na alimentação, produtos químicos, a forma da alimentação, aquela história que envolvia a polícia, aquela história que envolvia poderosos que estavam por trás, estavam causando a fome nos pássaros da terra, e eu vi aquela história que tinha um contexto, que tinha uma mensagem, e fiquei maravilhado”, disse.
E de história em história, Laura criou 12 volumes de uma série de livros infantis sobre seu personagem, o Kiwi. Assim, lendo seus livros no aeroporto, no restaurante, Bento perguntou para sua filha se ela queria ter seu próprio livro.
“Eu vi que ela começou a desejar aquilo, né? E eu falei: “O papai vai transformar essa história em um livro de verdade”.
Desde então, ele começou a buscar como funcionaria uma publicação real de um livro. Ele, após conseguir o registro na Academia Brasileira do Livro, efetuou um direito autoral. Uma amiga de Bento que fez a revisão e nessa jornada, ele conseguiu lançar o livro da filha.
As novas aventuras de Kiwi
Com o lançamento do primeiro livro, Laura chamou a atenção do Núcleo de Crianças com Altas Habilidades, que ajudarão com professoras de linguagem e especialistas, a ajudar Laura a desenvolver suas habilidades de escrita ainda mais.
Os dois próximos livros das Aventuras do Kiwi já estão sendo produzidos. Laura já escreveu 12 volumes e a meta é que todos sejam publicados. Bento afirma que a filha consegue escrever uma história completa em apenas duas horas, e monta toda parte gráfica do livro em cinco dias.
“A mensagem da Laura é que as crianças adquiram um livro dela e observem em cada página, cada detalhe que foi criado com amor”, declara Bento.
Ele ainda deixa uma mensagem importante, afinal, vivemos em um mundo cheio de telas. Que possamos diminuir as telas – e ter mais livros para os pequeninos.
“Esperamos que as crianças gostem, que os pais tirem um tempo para ler com as crianças. Leiam com seus filhos e criem o hábito antes de dormir, para ler com seus filhos, que esses momentos nunca serão esquecidos pelas crianças”, finaliza o pai de Laura.
O lançamento do livro de Laura aconteceu no último sábado (08) e contou com a presença de personalidades como, o deputado federal Coronel Ulysses. Neste domingo (09), a pequena autora estará no Ipê, a partir das 16h30. O livro custa R$20.