Atenção, concurseiros! Foi autorizada a realização de concurso para admissão à carreira de Diplomata! A previsão é que o certame seja realizado ainda em 2024.
A portaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi publicada no Diário Oficial da União no último 14 de junho e estabeleceu as normas para o provimento de 50 vagas no cargo de terceiro-secretário da carreira de Diplomata.
Confira trecho da portaria publicada em Diário Oficial:
Como serão as provas do concurso Diplomata
De acordo com a portaria, a primeira fase do certame consistirá na realização de provas objetivas, de caráter eliminatório, compostas pelas seguintes disciplinas:
- Língua portuguesa;
- História do Brasil;
- História mundial;
- Geografia;
- Língua inglesa;
- Política internacional;
- Economia; e
- Direito.
Já a segunda fase do concurso, consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de:
- Língua portuguesa;
- Língua inglesa;
- História do Brasil;
- Política internacional;
- Geografia;
- Economia;
- Direito;
- Língua espanhola ou língua francesa.
Ainda segundo a publicação no DOU, a Diretora-Geral do Instituto Rio Branco fará publicar o edital do certame e a realização da primeira prova ocorrerá no prazo de dois meses após a publicação do edital.
A redução no tempo entre a publicação do edital e a realização das provas se dará porque o MRE tem necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Rio Branco em 2024 e 2025.
Resumo concurso Diplomata
- Situação: autorizado
- Cargo: Terceiro-Secretário
- Vagas: 50
- Escolaridade: nível superior
- Salário: R$ 20.926,98
- Último Edital