Com a seca do Rio Iaco, coordenador da Saneacre pede que moradores evitem desperdiçar água

O nível atual é um dos mais baixos para o período nos últimos anos. 

Em decorrência do verão amazônico, o nível das águas do Rio Iaco, em Sena Madureira, continua baixando. Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira (18) a régua amanheceu medindo 1,02 metros, bem abaixo da cota de alerta. A situação é bem diferente do que a verificada no mesmo período do ano passado. Em 2023, no dia 18 de junho, o nível estava acima dos 6 metros.

O Rio Iaco amanheceu medindo 1,02 metros/Foto: Reprodução

Uma das consequências da seca recai sobre o abastecimento de água potável para a população. Isso porque, a Saneacre mantém sua captação de água no Rio Iaco e à medida que o nível baixa, fica difícil fazer a captação. Nesta terça-feira (18), o sistema ficou horas parado porque foram trocadas algumas peças do motor.

Em face desse período crítico, o coordenador da Saneacre em Sena Madureira, Adjerbisson Mendonça, faz um apelo à comunidade. “Mais uma vez, pedimos que os moradores evitem o desperdício de água. Realmente a situação não é das melhores por conta dessa seca do rio”, salientou.

Em quatro ruas do bairro Jardim Primavera, a Saneacre está utilizando carro-pipa para atender os moradores, pois a água potável não está chegando a contento. “Estamos fazendo o possível para suprir as demandas, mas também esperamos contar com a colaboração da comunidade”, completou.

O nível atual (1,02 metros) é um dos mais baixos para o período nos últimos anos.

PUBLICIDADE