O pecuarista Neném Junqueira, representando o Sindicarnes/AC (Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Estado do Acre), está em São Paulo participando da TecnoCarne e Fispal 2024, a maior feira da América do Sul e da área de proteína animal e bebidas, que ocorre na Capital Paulista, até o dia 21.
“É fundamental para nós participarmos deste tipo de evento para acompanharmos o que há de mais inovador no mercado em que atuamos”, disse Neném Junqueira.
O TecnoCarne e Fispal 2024 é o encontro anual e oficial dos frigoríficos do país, uma feira que conta com a participação dos maiores fornecedores do setor e mais de 44 mil visitantes.
De acordo com Junqueira, a Fispal Tecnologia realiza o evento há 40 anos impulsionando a transformação da indústria de alimentos e bebidas, como a principal plataforma de conexão e maior ponto de encontro da indústria de A&B (Alimentos e Bebidas).
Realizada este ano desde o último dia 18 e se estendendo ate o dia 21, no São Paulo Expo, a Feira serve como grande ponto de encontro para impulsionar ainda mais a modernização do setor, que faturou, em 2023, R$ 1,2 trilhão, segundo dados da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).
Assim como o mercado, que cresceu 7,2% em 2023 na comparação com 2022, o evento deve superar os números da última edição, com expectativa de reunir 44 mil visitantes e cerca de 450 expositores.
“Este ano teremos uma edição especial. Há 40 anos impulsionamos o setor da indústria de alimentos e bebidas, seja por meio da feira, de congressos ou de canais digitais. Acompanhamos e fizemos parte dessa evolução”, declara Marina Cappi, gerente da feira.
Responsável por 10,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, o setor tem, através da Fispal Tecnologia, um ambiente rico em conhecimento, inovação e oportunidades de negócios em processamento, embalagem e automação.
“É um evento essencial para profissionais e empresas da indústria de alimentos e bebidas que buscam se manter atualizados com as últimas tendências e tecnologias”, completa Cappi.
De acordo com Neném Junqueira, os visitantes têm acesso, ao longo dos 40 mil m2 de área de exposição, às mais recentes tecnologias e equipamentos que visam otimizar a produção, garantindo eficiência, qualidade e segurança alimentar.
“Eles conseguem explorar uma variedade de opções de embalagens, com novidades que garantem a integridade dos produtos durante todo o ciclo de vida. Por fim, podem observar novos sistemas de monitoramento e controle de qualidade até robótica aplicada à produção e logística”, disse Junqueira.
A Fispal Tecnologia ainda promoverá cinco atrações ao longo dos quatro dias de evento.
A Arena FispalTec, principal congresso da indústria de A&B, que vai abordar temas como inovação & tecnologia industrial, embalagem, comunicação & e-commerce e ESG; a Arena da Cerveja Artesanal, com conteúdos dinâmicos e degustação, a Jornada da Pequena Indústria, iniciativa para potencializar a visita de micro e pequenas indústrias no evento, o Fispal
A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne proporcionam conexões não somente durante a feira, mas ao longo do ano, por meio da plataforma digital. Na plataforma, os expositores têm vitrines virtuais para apresentar seus produtos, possibilitando interação com toda a indústria que quer conhecer as soluções para seus negócios.
As embalagens sustentáveis são destaque da Arena Fispal Tec, principal congresso para as indústrias de A&B Painéis facilitam contato com especialistas do setor para troca de experiências, boas práticas e atualização de conhecimento.
Entre os temas dos painéis, estão: Estratégias de Gestão, tema que contará com a presença de executivos da Coca-Cola e da Dori Alimentos; Automatização Robótica, com participação da Nestlé; Supply Chain, com Mercado Livre, Ambev e Coca-Cola; Futuro sustentável das embalagens, com Unilever; E-commerce, com Rappi e Heineken; Diversidade, inclusão e equidade, com Fiesp, Pepsico e Heinz; Recursos Hídricos, com Bauducco; e Inovação no prato, com Senai, Naveia e Korin Alimentos.
“Estamos avançando no desenvolvimento e uso de matérias-primas que acarretam menor impacto ambiental, as quais estão prontas para apoiar nossos clientes em seus compromissos públicos de sustentabilidade. Dedicamos recursos para capacitar nossas equipes de P&D, visando incorporar integralmente o conceito de ecodesign em todo o nosso portfólio. Participar deste evento é a grande oportunidade de apresentar nossas soluções a diversos segmentos interessados”, declara Fábio Mardiression, Technical Business.