Mesmo com as chuvas que caíram sobre Rio Branco no último sábado (29), o nível do Rio Acre, que vem abaixo dos dois metros desde o início de junho, não apresentou mudança significativa.
De acordo com a medição realizada pela Defesa Civil Municipal, nesta segunda-feira o afluente marca 1,77 metros, baixando quatro centímetros nas últimas 24 horas.
No domingo (30), o Rio Acre chegou a registrar 1,81 metros, apresentando uma discreta elevação em razão da chuva do último sábado, quando o manancial marcava 1,78 metros.
Plano de Emergência
O prefeito Tião Bocalom assinou na última sexta-feira (28) o decreto de emergência em razão do baixo nível do Rio Acre na capital acreana. Nesta semana, o líder do Executivo viaja até Brasília para pedir agilidade no reconhecimento do decreto pelo Governo Federal.
“Diante da situação de escassez hídrica, e frente a ações de mitigação de desastres já implantadas, mesmo assim sendo necessário mais ações emergenciais, necessário se faz a decretação de Situação de emergência, conforme parecer técnico e estudos feitos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, demonstrando a situação de anormalidade pela estiagem que se iniciou”, disse nota da Prefeitura.
A Prefeitura anunciou que, ao todo, já são 73 localidades rurais afetadas, bem como parte dos bairros na zona urbana.
“Neste instante, a Prefeitura de Rio Branco já contempla 31 localidades rurais com abastecimento de água potável para consumo humano e trabalha assiduamente na captação e tratamento de água na zona urbana”.