Após o fim da greve de professores da Universidade Federal do Acre (Ufac), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) anunciou que levará ao Conselho Universitário (Consu), uma proposta de retorno das aulas nos campi. Segundo a notícia veiculada nesta quinta-feira (04), a proposta de reinício das aulas será a partir do dia 15 de julho.
“Todos os esforços serão feitos para que nossos estudantes tenham a integralidade dos dias letivos repostos, sem atropelos”, disse a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno.
Segundo o site da Ufac, a preocupação maior é com a matrícula dos alunos ingressantes do semestre letivo de 2024.1, que ainda não foram efetivadas devido à greve.
“O semestre letivo será realizado de forma regular, independente do ano civil.”
Greve
“Após 61 dias em greve, o movimento docente demonstrou um vigor sindical como há muito tempo não se via na Ufac”, diz o trecho de um texto enviado pelo comando grevista.
“Seguimos, com Paulo Freire, esperando que a gestão superior da Ufac “diminua a distância entre o que se diz e o que se faz”. A luta pela universidade pública e democrática segue viva”, finaliza.
A falta de prioridade do ensino, pesquisa e extensão nos gastos da universidade e as precárias condições de trabalho e ensino foram publicizadas e se tornaram o centro de todo nosso debate nesses dias de paralisação. Graças às professoras e professores em luta, obtivemos muitas conquistas e que já estão sendo implementadas”, finalizam.