Argentina venceu todas as disputas de pênaltis com Dibu Martínez; veja números do goleiro

Goleiro fez oito defesas em 18 cobranças em disputas de pênaltis

A classificação da Argentina contra o Equador na Copa América, nesta quinta-feira, teve mais uma vez o brilho de Emiliano Martínez nas disputas de pênaltis. O goleiro brilhou ao defender duas cobranças. Em todas as disputas que a seleção argentina teve Dibu Martínez no gol, a atual campeã do mundo venceu.

O enredo do brilho mais recente foi dramático. A começar pelo gol sofrido no fim da partida, com o empate do Equador que levou a decisão para os pênaltis. Messi foi o primeiro a cobrar e acertou o travessão de cavadinha. Na sequência, Ángel Mena cobrou, e Dibu Martínez voou para fazer a defesa, assim como no pênalti seguinte cobrado por Minda.

Emiliano Martínez pega duas cobranças de pênaltis e classifica Argentina — Foto: Gustavo Pagano/Getty Images

Emiliano Martínez pega duas cobranças de pênaltis e classifica Argentina — Foto: Gustavo Pagano/Getty Images

Dibu já defendeu oito cobranças de pênalti em 18 tentativas executadas nas quatro disputas que teve pela seleção argentina. A história que começou na última Copa América, com o brilho do goleiro contra a Colômbia nas semifinais, se repetiu nas vitórias contra a Holanda, nas semis, e na final histórica contra a França na Copa do Mundo.

— O Dibu está sempre lá, nesses momentos ele fica grande. Nos pênaltis tivemos muita fé, até antes da partida ele brincou para que estivéssemos calmos se houvesse pênaltis. Ele sempre tem isso em mente — disse Messi, sobre Emiliano Martínez, depois da classificação, à TycSports.

Messi e Dibu Martínez, da Argentina — Foto: Omar Vega/Getty Images

Messi e Dibu Martínez, da Argentina — Foto: Omar Vega/Getty Images

As outras disputas de pênaltis

  • Argentina 1 x 1 Colômbia – Copa América 2021

O histórico positivo de Emiliano Martínez nos pênaltis começou na semifinal da Copa América de 2021, contra a Colômbia, quando ele pegou três cobranças, de Davinson Sánchez, Yerry Mina e Edwin Cardona.

Martínez mostrou ali, pela primeira vez na seleção, seu jogo mental em um dos momentos mais decisivos do futebol. Os três colombianos que perderam seus pênaltis sofreram com o falatório do goleiro argentino de 1,95 m, que provocava os rivais com frases como “Você está rindo porque está nervoso”, “Olha que se bater cruzado eu pego”, entre outras impublicáveis.

Emiliano Martínez pega pênalti em Argentina x Colômbia — Foto: Divulgação/Conmebol

Emiliano Martínez pega pênalti em Argentina x Colômbia — Foto: Divulgação/Conmebol

  • Argentina 2 x 2 Holanda – Copa do Mundo de 2022

Nas semifinais do último Mundial, Emiliano defendeu duas cobranças de pênalti, de Van Dijk e Berghuis, e tornou-se decisivo para a classificação da seleção sul-americana para a final da competição.

  • Argentina 3 x 3 França – Copa do Mundo de 2022

Na final do Mundial, na conquista do tricampeonato da Argentina, dois franceses sucumbiram diante do camisa 23 da Argentina. Coman, o segundo cobrador francês, também teve um tempo um pouco maior de espera, enquanto Martínez chamava o árbitro para conferir a bola na marca. Coman bateu no canto direito, Martínez defendeu e pulou socando o ar na comemoração, como se tivesse feito um gol.

Com Tchouaméni, o terceiro cobrador, a tática foi diferente: primeiro, manteve a bola nas mãos, também atrasando a cobrança, e depois, em vez de entregar ao volante francês, jogou para longe, obrigando-o a ir buscá-la. Tchouaméni chutou para fora, raspando a trave direita, e Martínez celebrou dançando diante da torcida.

PUBLICIDADE