Marina Silva anuncia autorização para concursos Ibama, ICMBio e JB RJ

Ministra anuncia autorização para novos concurso com 460 vagas. Confira!

Novos concursos IbamaICMBio Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JB RJ) serão autorizados.

A informação foi passada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta quarta-feira, 5, em evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

De acordo com Marina Silva, a autorização total será de 460 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): 260 vagas;
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): 180 vagas; e
  • Jardim Botânico do Rio de Janeiro: 20 vagas.

Os cargos e especialidades não foram informados.

Marina Silva confirmou que já conseguiu o aval para as vagas junto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A autorização ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.

“Conseguimos autorização para um concurso do Ministério do Meio Ambiente, através de suas vinculadas (Ibama, ICMBio e JB RJ). Nós estaremos fazendo a reposição dos servidores que, ao longo do tempo, foram saindo do ministério, alguns deles se aposentando e muitos preferindo buscar outros caminhos. Mas, desse concurso, a ministra Esther já está antecipando 460 vagas, sendo 260 para o Ibama, 180 para o ICMbio e 20 para o Jardim Botânico. Essa é uma conquista dos servidores, que eu sei que estão mobilizados”, disse Marina Silva.

A fala da ministra abre caminho para que mais aprovados possam ser chamados, durante o prazo de validade dos concursos, diante da necessidade dos institutos.

Ministra do Meio Ambiente Marina Silva @marinasilvaoficial – 08/02

Após a publicação oficial da autorização, o Ibama, ICMBio e Jardim Botânico terão 180 dias para prepararem os novos concursos e publicarem os editais.

Durante esse período, uma banca organizadora deverá ser contratada para aplicação das provas aos candidatos.

Ibama e ICMBio buscam aval para cargos de analista

Em seus últimos pedidos de autorização de concursos públicos, o Ibama e o ICMBio pleitearam vagas somente para os cargos de analista ambiental e analista administrativo.

Ambos os cargos exigem o ensino superior completo. As remunerações iniciais são de R$10.735,72, incluindo gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$1 mil.

No caso do Ibama, o pedido para provimento em 2025 é de 2.201 vagas, sendo 1.498 para analista ambiental e 703 para analista administrativo.

Já para o ICMBio, a solicitação é para 1.105 vagas, sendo 534 para analista ambiental e 571 para analista administrativo.

Pela fala da ministra Marina Silva, é possível ver que os quantitativos não serão contemplados na íntegra. Porém, mais aprovados poderão ser chamados no decorrer da validade dos concursos.

Em 2021, foram publicados os editais dos últimos concursos para o Ibama, com 568 vagas imediatas, e para o ICMBio, com 171 oportunidades.

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com organização do Cebraspe.

Diante da necessidade, o Governo Federal autorizou, no ano passado, a chamada de 257 excedentes do concurso Ibama e 160 do concurso ICMBio.

Jardim Botânico RJ solicita concurso com 126 vagas

Conforme informações apuradas pela Folha Dirigida por Qconcursos, o novo pedido de concurso Jardim Botânico RJ foi feito com 126 vagas, sendo:

  • 57 para a Diretoria de Pesquisas e CNCFlora;
  • oito para a Escola Nacional de Botânica Tropical;
  • 25 para a Diretoria de Operações;
  • 31 para Diretoria de Administração e Finanças; e
  • cinco para o Gabinete da Presidência do JBRJ.

Os cargos que serão contemplados não foram revelados pelo instituto.

No ano passado, o Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro chegou a revelar que o seu quadro de pessoal tinha 113 servidores efetivos e 102 cargos vagos — que só podem ser preenchidos por um novo concurso.

O Jardim Botânico não realiza concursos desde 2008, quando o último edital foi publicado com a organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

A oferta foi de 18 vagas para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. As funções contempladas foram as de assistente, técnico, pesquisador adjunto, analista e tecnologista.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva (para todos os cargos), discursiva, defesa de memorial, avaliações de títulos e oral, somente para o nível superior.

PUBLICIDADE