Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Acre correm nesta quarta-feira (10), na última sessão da Casa antes do recesso parlamentar, para discutir as matérias que estão na fila para serem aprovadas.
Na reunião conjunta das comissões da Casa, os deputados aprovaram por exemplo, projetos importantes enviados pelo Governo do Estado, como a mudança na nomenclatura dos cargos da Secretaria de Estado de Casa Civil.
Na matéria, os cargos de técnico administrativo e de contabilidade, serão passados a se chamar técnico governamental. Além disso, motoristas e datilógrafos passam também a se chamar de auxiliar governamental 1.
Outro projeto aprovado foi o que possibilita a contratação de um empréstimo no valor de US$ 70 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União, para o financiamento do Programa Acre Mais Produtivo (PROAMP). Na cotação atual, o valor chega a R$ 380 milhões.
Aprovado também o PL enviado pelo Governo que trata sobre o desmembramento da Secretaria-adjunta de Esportes da Secretaria de Estado de Educação. Além de provar o PL que agora dar o status de secretaria ao Esportes, os aprovados também aprovaram uma emenda constitucional proposta pelo deputado Afonso Fernandes, que também desmembra o Empreendedorismo da pasta da Secretaria de Turismo.
As propostas seguem para o votação geral no plenário ainda nesta quarta-feira.