Associação Casa de Pescador realiza seu 2º Encontro Cultural

Música, confecção e toque de instrumentos, danças e cânticos afro-brasileiros e muita Capoeira compõe o cardápio cultural que tem circulado em diferentes espaços de Rio Branco

Nos próximos dias 12 e 13 de julho, na Escola Estadual Maria Chalub Leite, a Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador realizará mais uma edição de seu evento cultural anual. O 2º Encontro Cultural Casa de Pescador – Capoeira na Amazônia inclui formação e difusão cultural, tendo como carro chefe a Capoeira, a partir da experiência de Mestre Matraca, um dos fundadores e atual presidente da Associação.

Como mestre de 4º grau do Grupo Cordão de Ouro e atual conselheiro representante deste grupo no Acre, Mestre Matraca mais de 20 anos de sólida atuação local.

Unindo essa longa trajetória com a prática de outros capoeiristas acreanos e buscando diversificar o leque de produtos culturais oferecidos, nasceu a Casa de Pescador.

Música, confecção e toque de instrumentos, danças e cânticos afro-brasileiros e muita Capoeira compõe o cardápio cultural que tem circulado em diferentes espaços de Rio Branco.

O Encontro Capoeira na Amazônia aconteceu pela primeira vez em 2023, com recursos da Fundação Elias Mansour, graduando cerca de 60 alunos da associação, contando com a presença de Mestre Suassuna, fundador do Grupo Cordão de Ouro.

Para 2024, a segunda edição do encontro, também financiada pela FEM, através da Lei Paulo Gustavo, vem no mesmo sentido, trazendo a formação para crianças e jovens praticantes da Capoeira, bem o show musical Casa de Pescador, que é uma marca da associação.

“Estamos muito felizes em anunciar o nosso segundo encontro. A Associação Casa de Pescador é a realização de um sonho, a concretização e profissionalização de um trabalho que eu e Professor Curioso realizamos com crianças e jovens no nosso município. Esse momento do “batizado”, onde os alunos recebem nova graduação, é muito importante, incentivando os beneficiados na continuidade dessa prática cultural. Tem sido muito gratificante e o que esperamos é fortalecer cada vez mais nossa atuação e dos capoeiristas iniciantes integrantes da associação”, comenta Mestre Matraca.

A programação se dividirá em dois dias, sendo o primeiro reservado ao show, contando com renomados músicos locais, como Saulo Olímpio e Gabis Oliveira.

Também será o momento da palestra e da apresentação de toques de berimbau, sob a coordenação de Mestre Matraca. No segundo dia acontecerá a formação dos alunos, com aulão e roda de encerramento.

A equipe Casa de Pescador coordenará essas atividades, contando, além de Mestre Matraca, com os Mestres Açaí e Voador, monitores Mário, Iaiá, Castanheira e Dourado, além de amigos e convidados de outros grupos de Capoeira. O evento é aberto a todos que desejarem acompanhar.

Para 2024, além do 2º Encontro Cultural, a Associação Casa de Pescador realizará uma circulação cultural em dez municípios do Acre, através do Edital Rouanet Norte, através da Lei Rouanet voltada especificamente para grupos da região Norte do Brasil.

O objetivo é ampliar o acesso a este recurso, que historicamente é acessado em maior volume pelas regiões sul e sudeste. A circulação incluirá o show musical, palestra sobre a prática da Capoeira na Amazônia e roda de Capoeira. Em breve, será divulgado o calendário dessa atividade.

“Para nós, da Casa de Pescador, foi uma grata satisfação estar entre os contemplados no estado do Acre no edital Rouanet Norte. É um reconhecimento do nosso trabalho, e mais ainda, a valorização da prática da Capoeira e das culturas afro-brasileiras no Acre, em sua ampla diversidade e singularidade”, finaliza Mestre Voador, membro da Associação Casa de Pescador.

PUBLICIDADE