Como funciona o Prêmio Puskas?

O Prêmio Puskas, oficialmente chamado de Prêmio FIFA Ferenc Puskás, é uma premiação criada em 2009 pela FIFA para premiar o jogador — ou a jogadora — que tenha marcado o gol mais bonito do ano

Você sabe como funciona o Prêmio Puskas? Essa honraria concedida anualmente pela FIFA tem um grande prestígio no mundo do futebol aguardada com muito entusiasmo — tanto pelos jogadores que concorrem a ele quanto pelos fãs espalhados pelo mundo.

Seja você um amante do futebol, alguém que deseja adquirir mais conhecimento para conversar sobre esse assunto com os amigos ou se tem vontade de se entreter em uma casa de aposta online, está no lugar certo.

Neste post, você descobrirá como funciona essa premiação, além de outros detalhes, como os critérios para a escolha e os jogadores que já levaram o troféu para casa. Acompanhe!

O que é o Prêmio Puskas?

O Prêmio Puskas, oficialmente chamado de Prêmio FIFA Ferenc Puskás, é uma premiação criada em 2009 pela FIFA para premiar o jogador — ou a jogadora — que tenha marcado o gol mais bonito do ano.

Segundo os organizadores, o Prêmio Puskas é a celebração da beleza, da eternidade e das histórias que existem por trás dos gols. A intenção do evento, que mistura gols memoráveis, trajes de gala e até tapete vermelho, é representar a grandeza e a emoção que o atleta sentiu naquele momento exato da partida.

O prêmio não reconhece apenas o talento individual, mas destaca também o futebol como um esporte que valoriza a beleza e a estética. Para os jogadores, levar o troféu é uma conquista significativa, já que ele representa reconhecimento mundial por um momento de habilidade excepcional.

Como funciona o Prêmio Puskas?

O Prêmio Puskas é decidido com a combinação de voto popular e de uma seleção especializada. Até o ano de 2018, um painel com grandes ex-jogadores de futebol, denominado como “Lendas da FIFA”, faziam a escolha dos finalistas. O vencedor era escolhido por meio de uma votação online que permanecia aberta até o dia da cerimônia oficial.

A partir de 2019 essa dinâmica foi invertida. Os finalistas passaram a ser escolhidos por uma votação na internet e o grupo de especialistas decide quem será o ganhador.

Para ter um gol selecionado para concorrer ao prêmio, o jogador só precisa fazer parte de um time de um país afiliado à FIFA. Além disso, o golaço precisa ser feito antes das primeiras votações de finalistas serem iniciadas.

Qual é a origem do nome do Prêmio Puskas?

O nome da premiação é uma homenagem a Ferenc Puskás, um ex-jogador húngaro. O craque também é considerado um dos maiores artilheiros da história do futebol.

Puskás foi um dos maiores jogadores do mundo entre as décadas de 1940 e 1960. Deixou uma marca de incríveis 512 gols em 528 partidas disputadas por clubes como o Honved, um time estatal da União Soviética, e o Real Madrid. Pela seleção da Hungria, estabeleceu o recorde de média de gols, com 84 em 85 jogos — muitos deles considerados até hoje como golaços.

Quais são os critérios para a seleção do Prêmio Puskas?

A seleção do gol mais bonito segue um conjunto de critérios específicos para o Prêmio Puskas. Em primeiro lugar, é preciso que ele tenha ocorrido dentro do período de elegibilidade — que geralmente vai de julho de um ano a outubro do ano seguinte. Isso permite que a FIFA consiga incluir gols de todas as temporadas de futebol ao redor do mundo.

Outro critério é que os gols podem ser de qualquer jogo de futebol, desde partidas de liga a competições internacionais. A FIFA, no entanto, exclui os gols marcados em competições de habilidade ou em partidas de treino. O foco está nos marcados em situações de jogos oficiais.

Os gols que envolvem jogadas coletivas também podem ser considerados para a premiação, mas somente o último toque — ou seja, o gol em si — é o mais importante. Por fim, o que realmente conta para a FIFA é a beleza do gol, e não a importância da competição ou do jogo.

Vencedores do Prêmio Puskas

A lista com os vencedores do Prêmio Puskas desde a primeira até a edição mais recente é a seguinte:

  • 2009: Cristiano Ronaldo, de Portugal;
  • 2010: Hamit Altintop, da Turquia;
  • 2011: Neymar, do Brasil;
  • 2012: Miroslav Stoch, da Eslováquia;
  • 2013: Zlatan Ibrahimovic, da Suécia;
  • 2014: James Rodríguez, da Colômbia;
  • 2015: Wendell Lira, do Brasil;
  • 2016: Mohd Faiz Subri, da Malásia;
  • 2017: Olivier Giroud, da França;
  • 2018: Mohamed Salah, do Egito;
  • 2019: Dániel Zsóri, da Romênia;
  • 2020: Heung-min Sonj, da Coreia do Sul;
  • 2021: Erik Lamela, da Argentina;
  • 2022: Marcin Oleksy, da Polônia;
  • 2023: Guilherme Madruga, do Brasil.

E então, conseguiu entender o funcionamento do Prêmio Puskas? Agora que você já sabe um pouco mais sobre ele, pode se reunir com os amigos para debater qual é o melhor gol da temporada ou até mesmo se entreter com apostas de futebol, como quem será o campeão da Copa América, se desejar.

PUBLICIDADE