Pesquisa mostra influência do apoio de políticos a candidatos à prefeitura de Porto Velho

Pesquisa analisou os apoios de Hildon Chaves, Marcos Rocha e Jair Bolsonaro

Uma pesquisa estimulada do Instituto Paraná Pesquisa aponta que 42,7% do eleitorado poderia votar no candidato a prefeito indicado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil). 32,1% do eleitorado informaram que jamais votaria no candidato indicado pelo governador rondoniense e 20,1% dos entrevistados disseram que votaria com certeza.

Governador Marcos Rocha e a pré-candidata à prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho/Foto: Reprodução

Na eleição para Senado, em 2022, o governador Marcos Rocha apoiou a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos). Ocorre que o resultado foi diferente. Mariana perdeu a eleição para o senador Jaime Bagattoli (PL).

Em relação ao prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (União Brasil), o percentual, segundo o Instituto Paraná Pesquisa, é bem maior: 44,6% do eleitorado votaria no candidato, ou candidata, indicada pelo atual prefeito. Hildon já declarou apoio à pré-candidata Mariana Carvalho.

Se a eleição fosse hoje e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicasse apoio a determinado candidato a prefeito de Porto Velho, o percentual seria de 34,2%. Já 24,9% do eleitorado da capital disseram que poderia votar. 37% informaram que jamais votaria no candidato do ex-presidente à sucessão de Hildon Chaves.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RO-00851/2024

PUBLICIDADE