Deputado poderá ser surpreendido com convite para retirar-se do partido nos próximos dias

A carta de expulsão parece estar pronta e será entregue ao deputado nos próximos dias

Ainda estamos na pré-campanha municipal, mas as estratégias políticas já estão a todo vapor, de olho em 2026.

Nossa coluna descobriu que um deputado estadual está prestes a receber um “bilhete azul” do seu partido. Fontes revelam que o deputado não teria superado as expectativas da cúpula estadual ao não ajudar a formar a chapa de vereadores e não distribuir cargos que o partido teria por direito. A carta de expulsão parece estar pronta e será entregue ao deputado nos próximos dias.

Procurado pela coluna, o deputado, como um marido traído, foi o último a saber e alegou total desconhecimento dos fatos. Ao que tudo indica, o partido está fazendo uma faxina antecipada para se livrar de políticos com mandatos antes de 2026.

DANÇA DAS CADEIRAS

Nas últimas semanas que antecedem as convenções municipais, houve movimentações significativas nas executivas de alguns municípios pelo Acre. O MDB em Senador Guiomard e o PL em Brasiléia viram mudanças notáveis. No Quinari, a vereadora Leiri do Mixico deixou a presidência municipal do MDB, sendo sucedida por Moisés Ceará, que também está na disputa pela prefeitura com o aval de Flaviano. Em Brasiléia, o Partido Liberal destituiu a ex-vereadora Blandina Menezes e nomeou o empresário Antônio Torres como seu novo líder.

O VEREDITO É DE BITTAR

Dizem que em Brasiléia, a destituição da ex-vereadora Blandina Menezes ocorreu porque ela manifestou interesse em apoiar a pré-candidata Suly Guimarães (PP). Há rumores de que até a vaga de vice na chapa de Suly foi oferecida à ela. No entanto, a decisão final é do Senador Márcio Bittar, que lidera o Partido Liberal no Acre, e que apoiará a ex-prefeita da Leila Galvão (MDB).

JOÃO PAULO SILVA

Um dos melhores gestores e acertos do governo Gladson, agora busca representar os rio-branquenses na Câmara Municipal. João Paulo Silva (POD), ex-diretor da Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE), está forte e com muitos apoios de peso em torno de sua pré-candidatura. Seguindo o estilo Sales e Marcus Alexandre, João Paulo tem se aproximado da população, realizando uma pré-campanha intensiva nas periferias da capital e no contato direto com os eleitores. Ele desponta como uma das grandes apostas para estas eleições.

CADÊ O PIABA?

É a pergunta que está na boca do povo sobre um dos vereadores de Rio Branco que está tentando a reeleição. Francisco Piaba (UB), como é popularmente conhecido, está em busca de mais um mandato, mas o comentário na cidade é que ele é tão regular quanto as Piracemas de Mandim.

PARLAMENTO FRACO

O Parlamento Mirim de Rio Branco tem sido caracterizado por debates pouco vigorosos e pela falta de iniciativas dos parlamentares. Há uma expectativa de uma renovação significativa na Câmara Municipal. Arrisco-me a prever uma renovação de até 95%, um verdadeiro limpa.

O RETORNO DA FILHA PRÓDIGA

Nesta terça-feira (16), a direção do PT de Brasiléia, acompanhada pelo Secretário de Articulação do PT/Acre, Cesário Braga, declarou apoio à pré-candidata a prefeita Leila Galvão, do MDB. Joãozinho, presidente do PT de Brasiléia, anunciou que o partido decidiu retirar a pré-candidatura da vereadora Marinete Mesquita em favor de Leila Galvão. Cesário não deixou por menos e confirmou o apoio do PT a Leila Galvão, oferecendo os quadros do partido para compor a chapa majoritária como vice.

A ESCOLHIDA

Após esta coluna afirmar com exclusividade que as chances de Delcimar Leite (UB) ser escolhida como vice na chapa do Prefeito Zequinha em Cruzeiro do Sul eram de 99,9%, o aguardado lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira (17) e trouxe o veredito. Dona Delci, como é carinhosamente chamada, foi a escolhida para compor a chapa do atual prefeito em busca da reeleição.

MEDINDO FORÇAS

O nome de Delcimar Leite (UB) para a vaga de vice foi uma indicação feita pelo seu esposo, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (REP). Entretanto, Delcimar não foi a única considerada para o cargo; houve também um forte apelo do PSDB para que Janaina Terças fosse escolhida, com o respaldo do presidente estadual da sigla, o deputado Luiz Gonzaga, e do deputado estadual Nicolau Júnior (PP). Na disputa, Clodoaldo saiu vitorioso e conseguiu emplacar sua esposa como vice na chapa de Zequinha Lima (PP) em Cruzeiro do Sul.

JANAÍNA TERÇAS

A coluna procurou Janaína, que afirmou que o PSDB está de acordo com a indicação de Delcimar. O nome dela foi submetido à avaliação do prefeito Zequinha, assim como o da esposa do deputado Clodoaldo (REP). Além disso, Janaína destacou que o PSDB mantém seu apoio à reeleição do prefeito.

CLERTON SOUZA

Ainda falando sobre política no Juruá, o jovem vereador Clerton Souza (PSD) tem se destacado como uma promessa, especialmente pelos seus projetos de incentivo à juventude. Além de músico e ativista cultural, Clerton é um dos mentores do evento “Sexta Cultural”, iniciativa criada por artistas de Cruzeiro do Sul como uma forma de protesto contra a falta de espaços nas gestões municipais para atividades culturais, estabelecendo assim um importante circuito cultural na cidade.

PUBLICIDADE