Jovem junta dinheiro para ter barbearia e sonha em cortar cabelo de Gladson e Adem: ‘Inspirações’

Na capital acreana, Augusto trabalhou por seis anos em uma barbearia e há alguns meses se viu com uma boa reserva de dinheiro guardada para iniciar um pequeno negócio

Muitos jovens sonham em empreender no Acre, seja no ramo de vestuário, alimentício e serviços, como o jovem Augusto Silva, de 30 anos, que há cinco meses viu nascer um empreendedor quando inaugurou a Guga Barberaria, em Rio Branco. 

Natural de Porto Velho, o rondoniense veio morar no Acre muito cedo e passou anos morando no município de Capixaba, no interior do estado. Ao ContilNet, Augusto compartilhou um pouco da sua jornada.

“Eu era frentista em Capixaba e aos 24 anos decidi sair do município. Percebi que não tinha mais possibilidade de crescimento lá e resolvi morar em Rio Branco”, contou.

Augusto durante o trabalho na Guga Barbearia/Foto: Cedida

Na capital acreana, Augusto trabalhou por seis anos em uma barbearia e há alguns meses se viu com uma boa reserva de dinheiro guardada para iniciar um pequeno negócio.

“Iniciar a barbearia não foi uma decisão de agora, pois eu sempre tive o sonho de ser empresário e quanto mais o tempo passava, mais eu via esse sonho próximo e que eu consiguiria conquistar esse sonho para me sustentar, ter minhas coisas e minha família. Sonho que muita gente também tem”, explicou.

Apesar de ter conseguido conquistar o sonho, Augusto contou que passou por situações que nem mesmo a família sabe. “Quando eu cheguei em Rio Branco, eu trabalhei em uma barbearia, mas quando a pandemia veio, ela destruiu a possibilidade de eu continuar o que era o meu sonho. Todos os dias eu ligava para o meu pai falando que queria voltar e meu pai sempre me incentivava a continuar, mas eu tinha vergonha de ligar e contar a situação que eu estava passando. Eu aluguei uma kitnet, mas às vezes eu só tinha o dinheiro do aluguel e para comprar cuscuz e suco e, por meses, essa foi minha alimentação”, explicou.

A Guga Barbearia tem ambiente climatizado/Foto: Cedida

Augusto disse ainda que ao perceber o sonho se distanciando, resolveu vender um terreno que ele tinha e, com o dinheiro da venda, comprou um veículo e começou a trabalhar como motorista de aplicativo. “As coisas foram normalizando e eu consegui acreditar que o meu sonho ainda era possível e sou muito grato aos meus pais Adalicio Júnior e Gleide Pinheiro”, disse.

Ainda em 2024, Augusto inaugurou a Guga Barbearia que fica localizada na Rua Cupuaçu, no bairro Morada do Sol. O ambiente é climatizado e conta com uma máquina de massagem nos pés para os clientes que aguardam a vez, além de cadeiras ergonômicas.

Sonhos e planos para o futuro

Ao ContilNet, Augusto contou que há planos para o futuro da barbearia, como ampliar o espaço e a equipe. “O meu próximo plano é ter uma equipe maior, com três barbeiros e ampliar a minha barbearia, além de fazer com que minha marca seja falada por todo canto”, explicou.

Questionado se gostaria de abrir uma filial em Rio Branco ou outro município, Augusto afirmou que pensa em abrir uma unidade em Porto Velho, local onde nasceu.

Além disso, um dos objetivos profissionais e pessoais do jovem é cortar o cabelo de duas personalidades do Acre que serviram de inspiração e exemplo de sucesso: o governador Gladson Cameli e o empresário Adem Araújo, sócio-proprietário do grupo Arasuper.

“Eu tenho um planejamento de cortar o cabelo do Gladson. Eu fiz um presente e entreguei para ele, mas eu ainda não consegui cortar o cabelo dele. Gladson e Adem são duas pessoas que eu quero cortar o cabelo aqui em Rio Branco. Eles são fonte de inspiração e exemplos de sucesso para mim”, finalizou.

PUBLICIDADE