Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou recentemente mais dois geoglifos em área da reserva extrativista Chico Mendes, no ramal do Porongaba, em Epitaciolândia.
O primeiro deles foi registrado na quinta-feira (25), após um extrativista relatar ter encontrado estruturas incomuns para a região, afirmando que não poderiam ser feitas com tratores.
O segundo foi identificado através do Google Maps, quando o analista ambiental Fernando Maia procurava imagens aéreas do primeiro geoglifo, encontrando a outra estrutura a cerca de 10km de distância ao norte.
“Tratava-se de uma nova ocorrência. E aí a gente foi hoje lá [nesta sexta-feira, 27] e fez o registro com drone. Então são dois achados aí para compor o acervo tanto do estado como da (Resex) Chico Mendes no que diz respeito a esses sítios arqueológicos. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ficou bastante eufórico com a notícia”, explicou.
Os geoglifos são estruturas criadas para serem observadas de um ponto de vista elevado, criando desenhos e formas ao serem vistas desta maneira, podendo surgir de maneira isolada ou conjunta.