Mistério: pesquisadores encontram novos geoglifos na Reserva Extrativista Chico Mendes

O primeiro foi identificado através de relatos de um extrativista, enquanto o outro foi identificado via Google Maps

Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou recentemente mais dois geoglifos em área da reserva extrativista Chico Mendes, no ramal do Porongaba, em Epitaciolândia.

O primeiro deles foi registrado na quinta-feira (25), após um extrativista relatar ter encontrado estruturas incomuns para a região, afirmando que não poderiam ser feitas com tratores.

O segundo foi identificado através do Google Maps, quando o analista ambiental Fernando Maia procurava imagens aéreas do primeiro geoglifo, encontrando a outra estrutura a cerca de 10km de distância ao norte.

Novo geoglifo encontrado no estado do Acre/Foto: Reprodução

“Tratava-se de uma nova ocorrência. E aí a gente foi hoje lá [nesta sexta-feira, 27] e fez o registro com drone. Então são dois achados aí para compor o acervo tanto do estado como da (Resex) Chico Mendes no que diz respeito a esses sítios arqueológicos. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ficou bastante eufórico com a notícia”, explicou.

Os geoglifos são estruturas criadas para serem observadas de um ponto de vista elevado, criando desenhos e formas ao serem vistas desta maneira, podendo surgir de maneira isolada ou conjunta.

PUBLICIDADE