Nesta semana, nove membros de uma mesma família em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, foram contaminados com Doença de Chagas aguda, após consumir vinho feito de açaí e patoá, coletados por um dos infectados em uma comunidade rural e levados para a festa no município.
VEJA MAIS: Vinho em aniversário pode ter contaminado quase 10 pessoas com Doença de Chagas
Em nota publicada nesta quinta-feira (1), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informou que todos os pacientes já estão sendo acompanhados por equipes médicas e recebendo o suporte necessário.
ENTENDA: Doença de Chagas: novos casos no Acre não têm a ver com bebida alcoólica; entenda
A pasta também enviou uma equipe até o município de Cruzeiro do Sul para realizar ações de prevenção e controle da doença.
“Equipes da vigilância sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, intensificando o monitoramento na região afetada, para identificar novos casos e possíveis focos de transmissão, com coleta de amostras para investigação epidemiológica”.
CONFIRA TAMBÉM: Doença de Chagas: um dos contaminados recebe alta em Cruzeiro do Sul
Além disso, uma sala de situação também foi criada para alinhamento, capacitação dos profissionais de saúde e fornecimento do medicamento para tratamento dos casos confirmados.
A Sesacre também pediu ajuda ao Ministério da Saúde para reforço do estoque do medicamento utilizado no tratamento da doença.
A doença
A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a transmissão pode ocorrer de diversas formas, incluindo contato direto com fezes do barbeiro infectado, geralmente durante a picada, também por meio de consumo de alimentos e bebidas contaminados com fezes do barbeiro infectado, bem como por transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho durante a gravidez.
Veja a nota na íntegra:
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem a público prestar esclarecimentos sobre o recente surto de doença de Chagas aguda (DCA), após a notificação de nove casos em Cruzeiro do Sul.
O caso em questão envolve pessoas de um mesmo núcleo familiar e amigos próximos, residentes em um bairro do município, em que todos já estão sendo acompanhados por equipes médicas e recebendo o suporte necessário.
Além disso, a Sesacre vem aplicando medidas para controle e prevenção da doença. Equipes da vigilância sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, intensificando o monitoramento na região afetada, para identificar novos casos e possíveis focos de transmissão, com coleta de amostras para investigação epidemiológica.
Diante da gravidade do caso, estabelecemos uma sala de situação em parceria com o Município, para alinhamento, capacitação dos profissionais de saúde e fornecimento do medicamento para tratamento dos casos confirmados.
Informamos, ainda, que já realizamos articulação com o Ministério da Saúde, para reforço do estoque do medicamento no estado.
Lembramos a toda a comunidade que a doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a transmissão pode ocorrer de diversas formas, incluindo contato direto com fezes do barbeiro infectado, geralmente durante a picada, também por meio de consumo de alimentos e bebidas contaminados com fezes do barbeiro infectado, bem como por transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho durante a gravidez.
Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública e solicitamos a colaboração de toda a população no combate a esse surto.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre