Chapa da Morte: no UB, vereadores e ex-secretários de Bocalom brigam por poucas cadeiras na Câmara

É esperado que o partido eleja pelo menos 4 vereadores no parlamento-mirim. Ou seja, pelo menos algum parlamentar vai ficar de fora do jogo

Muitos falam sobre a chapa de vereadores do Progressistas ser uma das mais acirradas na disputa pelas cadeiras da Câmara Municipal de Rio Branco. Porém, na opinião deste colunista, o União Brasil terá uma das chapas mais concorridas das eleições da capital neste ano. Para ser ter uma ideia, da lista dos 22 candidatos do partido, 5 são parlamentares eleitos que irão disputar a reeleição. Todos recém-filiados. São eles: Rutênio Sá (que deixou o Progressistas), Francisco Piaba (eleito em 2020 pelo DEM), Raimundo Castro (ex-tucano), Lene Petecão (que deixou o PSD do irmão senador) e Ismael Machado (que também deixou a bancada do PSDB).

É esperado que o partido eleja pelo menos 4 vereadores no parlamento-mirim. Ou seja, pelo menos algum parlamentar vai ficar de fora do jogo.

Ao todo, partido terá 23 candidatos em Rio Branco/Foto: Reprodução

Arriscaram

Todos os 5 vereadores escolheram o União Brasil de livre e espontânea vontade, mesmo sabendo do risco que era compor uma chapa tão concorrida. Arriscaram e vão precisar arcar com as consequências.

Nomes de peso

Além disso, a lista de candidatos ainda é composta por nomes que apesar de não ter mandato, tem uma base eleitoral forte e podem surpreender nas eleições. É o caso de Francineudo Costa. Nas eleições de 2022, ele teve mais de 4 mil votos para deputado estadual. Se repetir a votação expressiva em Rio Branco, deve ir para as cabeças e atrapalhar a reeleição de alguém.

De volta ao jogo

Outro nome conhecido na lista do União Brasil é o ex-deputado Chicão Brígido. A última eleição disputada por ele foi em 2018, mas sem sucesso.

A maior promessa

A lista do União Brasil tem ainda dois ex-secretários do prefeito Tião Bocalom. Um deles, é a maior aposta do partido para 2024: Joabe Lira, que comandou a pasta da Zeladoria desde o primeiro ano de gestão do prefeito. É um dos braços-direito de Bocalom. Inclusive, chegou a ser especulado como vice-prefeito na chapa dele antes da decisão do nome de Alysson Bestene. Ou seja, é um dos nomes preferidos para surgir entre os mais votados e terá a candidatura totalmente apoiada por Bocalom.

Ex-secretário de Cuidados com a cidade, Joabe Lira/Foto: ContilNet

Nome conhecido

O ex-presidente do RBTrans, Benício Dias, é outro nome do alto escalão da Prefeitura que deixou o cargo para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal. Durante 2023 ele virou um rosto conhecido da população e vai se apegar a isso na disputa. Pode surpreender!

Veja a lista completa de candidatos do União Brasil:

EVERTON MAIA
FRANCISCO PIABA
MATHUES PAIVA
DR RAIMUNDO CASTRO
RUTÊNIO SÁ
JOABE LIRA
LENE PETECÃO
PROF. JOELMA RICARDO
FRANCINEUDO COSTA
LETICIA RIBEIRO
CHICÃO BRIGIDO
ISMAEL MACHADO
CRIS CASAS
ANAYANA MACIEL
KENNEDY ARAUJO
CABO JULIO
BENICIO DIAS
CORONEL EDENER
MICHELE MAIA
CURIÓ DO TUCUMÃ
PASTORA OTACILIA
PEIXE

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost