CNU: banco de candidatos terá mais de 13 mil classificados

Conforme informado anteriormente, o cadastro reserva, também chamado de Banco de Candidatos, terá o dobro do número de vagas imediatas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforçou nesta quinta-feira (8/8), que o cadastro reserva do Concurso Nacional Unificado (CNU) terá mais de 13 mil aprovados, para futuras convocações.

Conforme informado anteriormente, o cadastro reserva, também chamado de Banco de Candidatos, terá o dobro do número de vagas imediatas de cada bloco do certame. Por exemplo, no bloco 7 serão 1.748 vagas imediatas e o mesmo número para oportunidades em cadastro reserva, totalizando 3.496 vagas no Banco.

CNU tem nova data: saiba como ver local de prova e tudo sobre a prova — Foto: Reprodução/Unsplash (editado por TechTudo)

Quem inicialmente não for aprovado em sua primeira opção de cargo, poderá atingir a nota mínima para entrar no seu segundo cargo prioritário e ainda seguirá no banco de candidatos para a primeira opção, tendo chance de ser chamado posteriormente (ainda que assuma o cargo que foi sua segunda opção).

“O Banco de Candidatos é a nossa forma de nomear a lista de espera do concurso unificado. Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga que você indicou como preferencial ou as seguintes. Sua nota pode ser baixa para a vaga de preferência, mas pode ser suficiente para a segunda vaga”, explicou o membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, Pedro Assumpção Alves.

Segundo o MGI, as novas convocações para os cargos previstos no certame poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos. Também há a possibilidade dos candidatos em cadastro reserva serem chamados a assumir vagas temporárias no serviço público federal.

Vale ressaltar que caso o candidato assuma uma vaga temporária, ele seguirá no Banco de Candidatos, aguardando possíveis vagas efetivas, sem perder sua classificação.

“Optamos por 12 meses de validade para o CPNU, prorrogável por mais 12 meses, para garantir aos candidatos que iremos chamar com a maior brevidade possível e porque temos interesse em fazer uma nova edição do concurso unificado, em breve”, declarou Pedro Assumpção.

O Concurso Nacional Unificado (CNU) terá suas provas aplicadas no dia 18 de agosto de 2024, após três meses de adiamento causado pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul.

Panorama do Concurso Nacional Unificado (CNU)

O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu edital publicado em janeiro de 2024. Organizado pela Fundação Cesgranrio, o certame é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

As mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio serão aplicadas no dia 18 de agosto, os locais de prova já estão disponíveis para consulta!

Chegou a reta final para o concurso mais esperado da HISTÓRIA. Para deixá-lo ainda mais confiante teremos: aulas de questões, aulas de revisões e maratonas das principais matérias de cada bloco! Esta oportunidade é exclusiva para você que está se dedicando para mudar de vida e se tornar o próximo concursado.

Resumo do Concurso Nacional Unificado (CNU)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost