Pela primeira vez em anos, Rio Branco só terá políticos de carreira e com mandatos no currículo disputando a Prefeitura. Todos os quatro candidatos já venceram pelo menos uma eleição e tem um histórico político consistente.
O prefeito Tião Bocalom, do PL, que disputa uma reeleição, já tem mandatos de prefeito em Acrelândia, interior do estado. Além de ter ocupado uma cadeira na Câmara Municipal de Nova Olímpia, no Paraná, durante a década de 80.
Marcus Alexandre, agora no MDB, foi eleito e reeleito prefeito de Rio Branco pelo PT nas eleições de 2012 e 2016.
O médico infectologista Jenilson Leite, do PSB, tem no currículo dois mandatos seguidos na Assembleia Legislativa do Acre.
Apesar de ser o mais jovem entre os quatro, o deputado Emerson Jarude, do NOVO, além de um mandato na Assembleia Legislativa, também tem no currículo dois mandatos na Câmara Municipal de Rio Branco.
Por outro lado
Contudo, apenas Bocalom e Marcus tem experiência no Poder Executivo. Jenilson é Jarude ficaram conhecidos em razão do bom trabalho feito no Legislativo. O ex-deputado do PSB, inclusive, foi considerado um dos deputados mais atuantes da Aleac. Já Jarude, foi o parlamentar mais bem votado em Rio Branco nas eleições de 2022.
A capital do café
Mâncio Lima tem tudo para virar a nova capital do café do país. O município se prepara para a construção do Complexo Industrial do Café do Vale do Juruá. A obra é um empreendimento foi viabilizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão do governo Lula chefiado pela ex-deputada Perpétua Almeida e a Coopercafé.
Todos de olho
É por conta desse potencial do café que todos os olhos estarão voltados para a disputa pela Prefeitura de Mâncio Lima. Com o governo federal sinalizando que está interessado em investir na produção do município, a base do presidente Lula no Acre tem como prioridade eleger a chapa Chicão da Distribuidora como prefeito e Armando Lima como vice.
A aliança é composta pelo MDB, PSDB, PL, PT, PC do B, Solidariedade e Cidadania. A chapa tem um apoio e tanto: o ex-deputado petista e atual presidente da CoperCafé, Jonas Lima, conhecido como barão do café na região.
Do outro lado
O atual prefeito do município, Isaac Lima, que foi expulso do PT por infidelidade partidária e se filiou ao Progressistas do governador Gladson Cameli, escolheu Zé Luiz como seu sucessor. Uma disputa acirrada na terra do café.
Briga familiar
O que mais chama a atenção é que Isaac é irmão de Jonas Lima. Os dois estarão em palanques diferentes em 2024. A família Lima é conhecida por dominar a política no município. Com um histórico de ex-deputados, vereadores, vice-prefeitos e prefeitos, pela primeira vez as duas maiores lideranças da dinastia Lima estarão rachados.
Desse jeito …
Não é surpresa a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, liderar as pesquisas de intenção de votos. Não por qualidade de gestão – coisa que ela não tem -, mas sim pelo fato dela ter no palanque todos os deputados federais, dois senadores e toda a base do governo do Estado.