A presidente Dilma Rousseff classificou o processo de impeachment como “aventura golpista” e “fraude jurídica e política” em vídeo gravado nesta sexta-feira e antecipado pelo Blog do Moreno. Dilma disse que programas sociais estão ameaçados caso o impeachment avance no Congresso. O vídeo foi divulgado na página da internet do Partido dos Trabalhadores. Ele foi gravado para ser veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, mas o governo recuou e cancelou a divulgação depois que o partido Solidariedade entrou com uma ação na Justiça Federal.
— Os golpistas já disseram que se conseguirem usurpar o poder será necessário impor sacrifícios à população brasileira. Com que legitimidade? Querem revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Ameaçam até a educação pública. Querem abrir mão da soberania nacional, mudar o regime de partilha e entregar os recursos do pré-sal às multinacionais estrangeiras — afirma Dilma no vídeo. — A palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores da democracia.
No áudio que vazou para correligionários do PMDB, no começo da semana, o vice-presidente Michel Temer garantira que não mexeria nos programas sociais do governo, caso assuma a presidência depois de um eventual impeachment de Dilma. Temer citou o Bolsa Família e o Pronatec.