Barcos estão demorando 15 dias para chegar em cidade isolada no Acre; produtos estão em falta

O Acre vive situação de emergência há alguns dias; o Governo do Estado já publicou decreto no DOE

A seca severa que atinge o Estado do Acre vem provocando inúmeras consequências para a população, especialmente para quem mora em municípios isolados. Em Santa Rosa do Purus, por exemplo, o comércio já está sendo impactado, visto que, alguns produtos estão em falta.

Porto de Santa Rosa do Purus/Foto: ContilNet

Conforme relatos do radialista Pelegrino Ferreira, os empresários que fazem o transporte de mercadorias e outros produtos pelo Rio Purus vêm enfrentando uma série de dificuldades decorrentes da seca. Em alguns pontos do rio, é preciso empurrar as embarcações que estão ficando encalhadas em bancos de areia.

Ele destacou que um barqueiro que faz essa rota para Santa Rosa pelo Rio Purus, demorou 15 dias para chegar em Santa Rosa. “Estamos passando por um momento difícil devido a seca. Pedimos aos nossos representantes que possam olhar para Santa Rosa, pois o período é crítico”, salientou.

Para se ter uma ideia, várias embarcações que transportam produtos não estão conseguindo chegar no porto de Santa Rosa. Param no final do ramal do açaí e de lá as mercadorias são transportadas em carros até a cidade.

Santa Rosa do purus é um dos municípios mais isolados do Acre já que não possui estrada. O acesso ocorre de duas formas: via fluvial, pelo rio Purus, ou através de aeronaves. De acordo com os moradores, a passagem de avião entre Santa Rosa e Rio Branco custa em torno de R$ 700. 

PUBLICIDADE