Casa Branca nega que Biden tenha apoiado nova eleição na Venezuela

De acordo com a Casa Branca, Biden se confundiu ao ser questionado se apoiaria a realização de uma nova eleição na Venezuela

A Casa Branca desmentiu que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha expressado apoio à realização de novas eleições na Venezuela. A informação foi confirmada por um porta-voz do governo ao Metrópoles, na tarde desta quinta-feira (15/8).

Segundo a fonte, Biden não entendeu a pergunta de um jornalista, que questionou se o presidente dos EUA apoiaria a possível realização de uma nova votação no país sul-americano. Na conversa, o democrata respondeu apenas que sim.

“O presidente estava falando sobre o absurdo de Maduro e de seus representantes não estarem sendo transparentes sobre as eleições de 28 de julho”, declarou em uma nota encaminhada à reportagem.

Além de desmentir o suposto apoio de Biden a uma nova eleição, o porta-voz da Casa Branca reiterou a posição dos EUA de reconhecer Edmundo González como o verdadeiro vencedor do pleito venezuelano.

Kevin Dietsch/Getty Images

“É bastante claro que Edmundo González Urrutia obteve o maior número de votos em 28 de julho. Os EUA apelam novamente ao respeito da vontade do povo venezuelano e ao início das discussões sobre uma transição às normas democráticas”, completou o porta-voz.

A possibilidade da realização de uma nova eleição na Venezuela, que vive mais um momento de instabilidade política após a polêmica vitória de Maduro, foi primeiramente ventilada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, criticou a ideia do líder brasileiro e disse que de nada adiantaria uma nova votação com o regime madurista controlando a máquina pública.

PUBLICIDADE