O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado neste sábado (17), homenageia Rodrigo Melo de Andrade, historiador mineiro e primeiro presidente do IPHAN, que consolidou a proteção do Patrimônio Cultural no Brasil. A data destaca a importância de políticas de preservação cultural.

Palácio Rio Branco/Foto: Arquivo/Secom
Para marcar a data, o ContilNet mostra todos os patrimônios históricos do estado do Acre. Entre antiguidades e espaços recentemente inaugurados, o território acreano é recheado de lugares que contam a história deste povo – e fazem parte dela, muitas vezes. Ao todo são 51 espaços que estão em processo de tombamento ou tombados, oficialmente.
“Os museus [um dos exemplos de patrimônio histórico do estado] são em essência lugares de memória, tendo esse nome por significar um lugar que determinado grupo social considerou simbólico e importante por transmitir uma identidade e ser um local de preservação e reflexão”, detalha a historiadora Vitória Maciel, de Cruzeiro do Sul.
Confira uma galeria de fotos com patrimônios históricos acreanos – com o processo de tombamento concluído:
- Colégio Acreano
- Sítio Histórico e Ambiental do Seringal Bom Destino
- Sala Memória Wilson Pinheiro
- Centro de Iluminação Cristã Luz Universal Alto Santo
- Teatro Municipal de Tarauacá
- Universidade realiza atividades de manutenção e oferece capacitação para conservação da Casa de Chico Mendes e outros patrimônio. Foto: Reprodução
- Colégio Santa Juliana
- Casa onde morou Raimundo Irineu Serra
- Escola Menino Jesus
- Museu de Cruzeiro do Sul
- Casa do Sr Leôncio (Alto Santo)
- Túmulo de Irineu Serra
- Palácio da Justiça
- Museu de Xapuri
- Palácio Rio Branco/Foto: Assessoria
- Prefeitura de Cruzeiro do Sul
- O Casarão
- Catedral Nossa Senhora de Nazaré/ Foto: Reprodução


















