Prepare o casaco: nova onda de frio deve chegar nos próximos dias, diz previsão; veja detalhes

MetSul Meteorologia, outro instituto, mostra que próximo final de semana será de frio intenso do Sul ao Norte do país, incluindo a região amazônica e todo o Acre

As temperaturas que se elevaram na semana de Norte a Sul do Brasil e criaram ondas ondas de calor com máximas de até 38°C a 40°C, vão despencar a partir desta segunda-feira (19). Sai a baixa humidade relativa do ar, chega o frio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No sul do país, cuja temperatura acaba refletindo na região Norte, incluindo o Acre, o MetSul Metereologia, uma empresa de meteorologia que trabalha produzindo previsões climática, já tinha antecipado que agosto terá ainda mais uma incursão de polar e que se dará no final desta semana com nova queda acentuada da temperatura em diversos estados que tiveram a semana passada com alguns dias muito quentes.

Acre pode voltar a registrar frio em agosto/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Mapas mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude), o que indica o quão mais fria ou quente é uma massa de ar, para o período de 23 de agosto a 26 de agosto. Como se observa nos mapas, uma massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês, entre sexta e sábado. O ar frio, então, vai se mover para Norte na sequência rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente. A onda de frio chegará até ao Acre.

Antes da chegada do ar frio no final da semana, entretanto, são esperados vários dias de calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil com máximas de 40ºC a 43ºC entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. O ar quente trará calor nesta semana ainda no Sul do Brasil, da Metade Norte gaúcha ao Paraná. Mas haverá também uma incursão de ar frio de trajetória continental, portanto pelo interior da América do Sul, o que fará com que a queda da temperatura alcance áreas do Norte argentino, Paraguai e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão que os modelos projetam com 1035 hPa ao redor do dia 25 entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Trata-se de um valor de pressão atmosférico elevado, indicando uma massa de ar frio de maior intensidade. Este centro de alta pressão vai avançar depois para o Atlântico Sul, onde deve ganhar ainda mais força com dados indicando que pode superar 1045 hPa, o que é uma marca de pressão excepcionalmente alta para o Atlântico Sul.

A nova incursão de ar frio não trará temperatura tão baixa no Centro-Oeste e no Sudeste como no evento de frio da metade deste mês, embora se preveja um resfriamento significativo. No Sul, o impacto do ar frio será parecido com o do último evento, mas com mínimas pouco mais altas que na incursão de ar polar dos dias 9 a 11 últimos.

No Rio Grande do Sul, o ar frio começa a ingressar na quinta e toma conta do estado na sexta. A tarde de sexta já será fria e as madrugadas de menor temperatura serão as do próximo fim de semana e o começo da semana que vem, em particular do domingo (25) e a segunda (26).

PUBLICIDADE