Fernanda Montenegro trouxe de volta aos holofotes o nome da filósofa, escritora e ativista política Simone de Beauvoir com a leitura de um trecho retirado do livro biográfico A Cerimônia do Adeus. A atriz passou por Rio de Janeiro e São Paulo com a apresentação e lotou o Parque do Ibirapuera com uma sessão gratuita apresentada em um telão para cerca de 15 mil pessoas.
Mas, embora muita gente conheça a história da filósofa francesa, alguns se perguntaram quem foi Simone de Beauvoir. E o Metrópoles responde:
Batizada de Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, a teórica social exerceu forte influência no existencialismo e na teoria feminista.
Entre as obras da escritora estão os romances A Convidada, Todos os Homens são Mortais e A Mulher Desiludida, além dos ensaios Por uma Moram da Ambiguidade, O Segundo Sexo, Privilégios e A Velhice.
Ela viveu um relacionamento com o filósofo e escritor Jean-Paul Sartre, com quem escolheu nunca se casar ou constituir família. Simone também acreditava na ideia do amor livre e existem teorias de que ela praticava isso com Sartre, tendo vários amantes, muitas do sexo feminino.