Dados do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro de Lideranças Pública (CLP), mostram que o Acre subiu duas posições em relação a 2023, aparecendo em 25º.
Segundo os dados, o Acre subiu nos pilares de Potencial de Mercado (+5), Segurança Pública (+5), Capital Humano (+2), Eficiência da Máquina Pública (+5), Inovação (+2), Infraestrutura (+2), Sustentabilidade ambiental (+1) e Sustentabilidade social (+2).
Já nos pilares de Educação (-2) e Solidez fiscal (-3), o estado apresentou uma redução.
O ranking analisa todos os 26 estados, mais o Distrito Federal. São Paulo, ficou em primeiro no ranking, seguido por Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O levantamento é realizado há 13 anos e analisa os seguintes pilares: Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; Potencial de Mercado; e Inovação.
Os últimos colocados no ranking este ano foi Amapá e Roraima. O Acre ficou em 5º lugar na Região Norte, também subindo duas colocações em relação a 2023.