Energia retorna ao Acre e Rondônia após quase quatro horas de apagão

Quase 720 mil pessoas foram afetadas pela interrupção do fornecimento de energia. As causas estão sendo investigadas pelo ONS

Após quase quatro horas de apagão, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido no Acre e em Rondônia, no início da noite desta quinta-feira (22/8).

O apagão começou às 14h50 (horário do Acre) e a normalização do serviço foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que informou o retorno completo da energia às 18h40 (20h40 no horário de Brasília).

No Acre, a falha afetou cerca de 217 mil consumidores, segundo a concessionária Energisa. Em Rondônia, aproximadamente 500 mil pessoas ficaram sem luz, incluindo toda a capital, Porto Velho. Além disso, a cidade de Rondolândia, no Mato Grosso, também foi impactada pelo apagão.

Fornecimento de energia elétrica foi restabelecido no Acre e em Rondônia/Foto: Reprodução

Saiba mais: Apagão! Problema nacional suspende distribuição de energia no Acre; Energisa emite nota

A Energisa atribuiu a falha a um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN). No entanto, o ONS declarou que as causas ainda estão sendo apuradas e serão detalhadas em um relatório futuro.

O órgão mencionou preliminarmente que o incidente envolveu uma perda no sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira e no sistema de transmissão em 230 kV que conecta Acre e Rondônia ao SIN.

Apagão afetou serviços públicos

Consequências do apagão foram registradas em diversas localidades. Em Rio Branco, duas funcionárias da prefeitura ficaram presas em um elevador e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.

Saiba mais: Apagão deixa servidoras presas dentro de elevador do prédio da Prefeitura; VEJA VÍDEO

A falta de energia também afetou o funcionamento da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e levou ao cancelamento de aulas em escolas, faculdades e um centro universitário na capital.

No Serviço de Atendimento Médico Especial (Same) de Rio Branco, houve uma reorganização para garantir o atendimento aos pacientes. Segundo a coordenadora Átila Marinheiro, o sistema foi rapidamente restabelecido, e todos os pacientes foram atendidos, incluindo aqueles que não conseguiram pegar senha antes da queda de energia.

O apagão foi restrito aos estados do Acre e Rondônia, sem relatos de interrupções em outras regiões onde a Energisa opera, como São Paulo, Paraíba e Minas Gerais. O ONS deve divulgar um relatório detalhado sobre as causas do incidente em breve.

Nota da ONS

Restabelecimento integral foi concluído às 20h40 (horário de Brasília)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que às 20h40 foi concluída a recomposição total da carga no Acre e Rondônia. Às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção da carga que atende a região Norte, resultando no desligamento de 984 MW*. A ocorrência afetou os estados do Acre (187 MW) e Rondônia (797 MW)*.

Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do Operador. Às 19h31, 691 MW haviam sido reestabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido com a ocorrência. Às 20h36, 900 MW (92%).

Na ocorrência, houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão CC do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do SIN, provocando o desligamento das cargas do estado do Acre e Rondônia.

As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.

PUBLICIDADE