“Corredor de fumaça” atinge Acre e situação deve se agravar com frente fria nos próximos dias

A situação é agravada pela intensidade dos incêndios

Especialistas alertam que a fumaça das queimadas na Amazônia Legal em 2024 já atinge 10 estados e deve se espalhar pelo país até o fim de semana, segundo o site Metrópoles. A situação é agravada pela intensidade dos incêndios. 

A previsão é que a situação piore com a chegada da frente fria no fim de semana/Foto: Divulgação

“Toda a fumaça que cobre a floresta está viajando milhares de quilômetros”, diz a publicação. Até agora, há registros de fumaça em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, oeste do Paraná, partes de Minas Gerais, São Paulo e Amazonas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 22 mil focos de incêndio na Amazônia Legal só em agosto, um aumento significativo em relação ao ano passado, quando foram registrados 12 mil focos. 

Além disso, a seca, que geralmente vai de agosto a outubro, mas costuma atingir o pico em setembro, também contribui para a propagação do fogo. Este ano, no entanto, a estiagem chegou mais cedo, em julho, devido ao fenômeno El Niño, que causou um déficit hídrico persistente desde 2023 e se combinou com o aquecimento contínuo do Atlântico.

A previsão é que a situação piore com a chegada da frente fria no fim de semana, que deve espalhar ainda mais a fumaça.

PUBLICIDADE