Academia Acreana de Letras faz homenagens pelos 80 anos da Rádio Difusora Acreana

A Difusora Acreana completa 80 anos neste domingo, dia 25 de agosto

“Década de 1940

Uma voz saiu da capital

Adentrou as selvas

Chegou no mais longínquo seringal.”

Está é a primeira estrofe do poema “A voz das Selva e Suas Vozes” do imortal Milton Júnior que homenageia os 80 anos da Rádio Difusora Acreana. A homenagem à Rádio Difusora Acreana foi feita durante uma sessão especial da Academia Acreana de Letras (AAL),  nesta sexta-feira, 23, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco.

Rádio Difusora Acreana foi homenageada pela Academia Acreana de Letras/Foto: Cedida

O presidente da AAL, ex-diretor da Difusora Acreana, Adalberto Queiroz de Melo, comandou a cerimônia.

“A Academia é o berço da cultura acreana, uma instituição guardiã da memória do nosso povo. A Difusora faz parte da nossa história de vida e da comunicação dos acreanos”, disse o imortal.

Também foram homenageados profissionais que fazem parte da história da Difusora Acreana. Durante a cerimônia, receberam moção de aplausos Edmar Bezerra Ramos -In Memorian- locutor do programa Correspondente Difusora,  que durante décadas transmitiu as mensagens de pessoas que vinham para a cidade e precisavam se comunicar com as famílias nos seringais.

“Uma emoção muito grande” , falou o filho, Roberto Ramos, que também é locutor e sonoplasta da emissora. Um dos pioneiros da radialismo acreano, Natal de Brito, já falecido, foi outro homenageado.

O locutor esportivo Zezinho Melo, que trabalha há 62 anos na Difusora também recebeu a moção de aplausos da AAL. “Me sinto muito orgulhoso e honrado por esse reconhecimento”, afirmou.

Nilda Dantas, a Rainha do Rádio Acreano, é ainda uma das imortais da AAL. Durante a homenagem recitou o poema de Milton Junior ao lado de Roberto Ramos.

O último agraciado foi o atual diretor da Difusora Acreana, o radialista Raimundo Fernandes. “Sou grato por estar recebendo esta homenagem e por fazer parte da família Difusora. Sim, depois de tantos anos juntos não somos apenas colegas de trabalho, somos uma família”, disse Fernandes.

O atual diretor da rádio lembrou dos avanços nos últimos anos na parte física e técnica das emissoras que compõem a rede pública. Agradeceu o apoio da secretária de Estado de Comunicação,  Nayara Lessa, e do governador Gladson Cameli. “No próximo mês vamos reinaugura a sede da Difusora Acreana aqui em Rio Branco. É a demonstração de que o governo tem um compromisso pela história da comunicação do nosso estado”.

História

A Difusora Acreana completa 80 anos neste domingo, dia 25 de agosto.  É a primeira emissora de rádio do estado e durante década foi a única fonte de informação para milhares de pessoas que vivem nos seringais da região.

PUBLICIDADE