A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou nesta quinta-feira (29), em Rio Branco, o plano de segurança para as nove noites da Expoacre 2024. A operação envolverá diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária, Instituto Socioeducativo, Detran, Samu e RBTrans.
A Expoacre será aberta no sábado (31) com a tradicional Cavalgada, que sai da Gameleira e segue até o Parque de Exposições Wildy Viana. Durante o trajeto, 133 agentes de segurança serão empregados para garantir a tranquilidade do evento. Ao longo das noites de feira, o efetivo total será reforçado, com 207 agentes atuando na segurança interna e externa do parque.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, afirmou que a segurança será intensificada durante as noites do evento:
“Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro para que todos aproveitem as atrações da feira. A segurança é uma responsabilidade compartilhada, e contamos com a colaboração de todos para o sucesso da Expoacre”, destacou à Agência de Notícias do Acre.
No primeiro dia de evento, além da Cavalgada às 9h, os estandes de exposição e setores de gastronomia estarão abertos a partir das 18h, e a solenidade de abertura das provas de rodeio ocorrerá às 20h. O encerramento da Expoacre está previsto para o domingo, 8 de setembro, com o show do cantor nacional Henry Freitas.
O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, destacou que foram adotadas medidas adicionais para garantir a segurança dos participantes:
“Aumentamos o efetivo policial, intensificamos a vigilância com câmeras de monitoramento e firmamos parcerias com outras instituições para uma atuação coordenada e eficaz”, explicou.
O monitoramento será realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que utilizará 19 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do parque, incluindo 12 câmeras fixas e 7 do modelo speed dome, que permitem um maior alcance de imagens.