Cerca de 50 propriedades em cinco seringais diferentes foram contempladas com títulos definitivos nesta terça-feira (3), durante a Expoacre 2024. Os títulos foram entregues por meio do programa de regularização fundiária do Estado, o ‘Minha Terra de Papel Passado’.
Os moradores são dos seringais Extrema, Panorama, Catuaba, Empresa e Corredeira. Eles aguardavam a regularização desde as décadas de 70 e 80. O investimento total por parte do Instituto de Terras do Acre foi de quase R$ 1 milhão.
O presidente do Iteracre, Romário Costa, declarou que isso não é apenas a entrega de títulos, mas sim, ‘entrega de sonhos’ de moradores que aguardavam há 50 anos a regularização.
“O programa Minha Terra de Papel Passado revolucionou a regularização fundiária, porque conjuga todos os atores necessários para que ocorra essa desburocratização”.
O governador Gladson Cameli lembrou que o programa já entregou mais de 11 mil títulos definitivos, um marco na regularização fundiária no Acre.
“Estamos aqui para fazer o que eu mais gosto, ações que levam cidadania para a nossa população, para que nós possamos diminuir as diferenças”.