Maternidade Bárbara Heliodora vai se tornar Unidade de Referência em Saúde Infantil; entenda

Antes disso, o Hospital da Criança também passa por uma revitalização, que deve ser finalizada em outubro deste ano

Durante entrevista ao ContilNet na transmissão da Expoacre 2024, o secretário de Obras Públicas do Estado, Ítalo Lopes, deu detalhes sobre as obras da Nova Maternidade de Rio Branco, que segue avançada na primeira etapa.

Ítalo durante entrevista ao ContilNet/Foto: Christian Rafael

No total, cinco fases da obra devem ser entregues, contemplando diferentes setores de atendimento da nova maternidade. Das cinco, a segunda etapa já foi licitada, teve o vencedor homologado e as obras devem começar ainda em 2024.

Maquete da nova maternidade de Rio Branco. Imagem: ilustração gráfica

Com todas as fases prontas, a nova maternidade contará com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI); e 15 leitos de UCI canguru. A unidade ainda terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para atender gestantes de alto risco.

Ítalo anunciou ainda que as obras da Maternidade são feitas nos moldes da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele informou também que com a inauguração da nova maternidade, os planos do Governo do Estado é de que a antiga, Barbara Heliodora, seja transformada em uma Unidade de Referência em Saúde Infantil.

Maternidade Barbara Heliodora, em Rio Branco/Foto: Reprodução

Maternidade Bárbara Heliodora. Foto: ReproduçãAntes disso, o Hospital da Criança também passa por uma revitalização, que deve ser finalizada em outubro deste ano.

“Esse é um planejamento a longo prazo. Mas a gente precisa lembrar que a Maternidade é tombada e a gente não consegue fazer algumas intervenções mais drásticas”, lembrou.

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

PUBLICIDADE