Durante coletiva nesta sexta-feira (20), o governador Gladson Cameli voltou a adotar um discurso forte contra as queimadas registradas no Acre nas últimas semanas.
Ele lembrou que de janeiro a setembro deste ano, o Acre já aplicou R$ 15.850.371,69 em multas relacionadas ao combate a crimes ambientais.
VEJA MAIS: Governo aplicou quase R$ 16 milhões em multas por crimes ambientais no Acre só em 2024
As autuações, realizadas por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), órgão fiscalizador, focaram principalmente no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal em todo o estado. O governador disse que não deverá se omitir da responsabilidade de punir quem realiza queimadas nesse período.
“Eu não vou, jamais, fechar os olhos, fazer de conta, coibir esses crimes contra a vida, contra as pessoas, contra quem tem o direito de poder respirar. Isso é crime! Decreto é para ser cumprido. Tem um Estado, tem lei e ordem. E aquilo que eu tiver que usar da autoridade de governador para combater, punir aqueles que não respeitam o seu vizinho, por exemplo, nós iremos fazer”, disse Cameli.
O governador ainda voltou a pedir a ajuda da população, para que não realizem queimadas. Gladson também pediu que as pessoas denunciem o ato criminoso por meio do 190.
Pneumonia
Gladson também comentou sobre ter sido diagnosticado com pneumonia na última semana, o que teria agravado o quadro por conta das queimadas e da poluição do ar.
“Passei uma semana recolhido. Só Deus sabe como é esse processo. E eu não desejo isso para ninguém. Estou dando esse exemplo, começando por mim, porque a população precisa nos ajudar”, completou.