Concurso Correios: o que falta para sair o edital?

A previsão é de que o edital saia ainda neste mês de setembro

A expectativa pelo concurso Correios só aumenta! A previsão é de que o edital saia ainda neste mês de setembro, mas afinal, o que falta para a publicação do documento?

O novo edital da estatal começou a ser discutido em setembro de 2023, durante reunião que contou com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Fabiano Silva, e representantes das Federações de Trabalhadores dos Correios (FINDECT e FENTECT).

Em janeiro deste ano, o SINTECT-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios de São Paulo) convocou uma greve, em razão da falta de concursos e da precarização das condições de trabalho dos servidores. Com isso, o presidente Fabiano Silva dos Santos garantiu a realização de um novo certame ainda em 2024.

Reprodução

Dezembro de 2023 – cronograma previsto

Em dezembro de 2023 o Direção obteve acesso ao cronograma previsto do concurso Correios.

De acordo com o documento, o edital estava previsto para ser publicado até 22 de outubro de 2024, e as provas seriam aplicadas em 21 de dezembro.

Por mais que a estatal tenha informado uma nova previsão quanto à divulgação do edital (setembro/2024), a data de aplicação das provas ainda pode ser mantida.

Fevereiro de 2024 – comissão formada

comissão organizadora do concurso foi instituída em fevereiro, o grupo foi responsável por realizar levantamentos como quantitativo de vagas, cargos necessários e a definição da banca organizadora.

Maio de 2024 – processo de escolha de banca

As empresas interessadas em organizar o certame iniciaram o envio de suas propostas no dia 8 de maio, porém, o processo de escolha de banca precisou ser reinicado pois o projeto básico não estava devidamente completo, dessa forma, o documento precisou ser reformulado, para constar importantes informações como possível número de locais de prova, especificação dos cargos e quantitativo de vagas.

Agosto/setembro de 2024 – definição da banca organizadora

No final de agosto o processo de escolha de banca foi retomado, e o IBFC foi definido como organizadora no dia 11 de setembro, já o contrato com a banca foi assinado na última quinta-feira (19/9).

Aplicação de provas do concurso Correios

De acordo com o cronograma inicial da empresa, a previsão é que o edital seja publicado neste mês de setembro. Além disso, fontes ligadas aos Correios informaram que o edital já está pronto.

Com todas as etapas concluídas, desde a formação da comissão até a assinatura do contrato com a banca, oficialmente nada impede que o edital do concurso Correios seja publicado. Porém, um dos problemas encontrados pela estatal é a definição da data de aplicação das provas, tendo em vista que a avaliação será aplicada em muitos municípios.

A comissão de planejamento havia sugerido que as provas do concurso Correios fossem realizadas no dia 17 de novembro de 2024, data que ficaria entre a aplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no dia 3 de outubro e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), em 24 de novembro.

Porém, a banca IBFC sinalizou dificuldade em aplicar as provas no dia sugerido, considerando as grandes proporções do certame e o número de provas de concursos já agendadas para a data. As provas serão aplicadas em 233 municípios!

Dessa forma, a previsão do cronograma previsto inicialmente, de que as provas seriam aplicadas em 21 de dezembro, pode ser mantida.

O concurso Correios será destinado à oferta de 3.468 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte maneira:

  • Agente dos Correios – nível médio: 3.099 vagas; e
  • Analista dos Correios – nível superior: 369 vagas.

Com o Acordo Coletivo de Trabalho assinado, os aprovados no novo edital farão jus aos salários iniciais seguintes:

  • Agente dos Correios: R$ 2.689,26; e
  • Analista dos Correios: R$ 7.154,94.

Resumo do concurso Correios

PUBLICIDADE