O atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu com o governador Gladson Cameli no Palácio Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (23). Um dos assuntos tratados foi a limpeza do Rio Acre.
“Fiz uma proposta ao governador pra gente fazer a limpeza do rio Acre, imediatamente. O governo vai junto com a prefeitura a gente vai fazer agora a limpeza, porque a prefeitura já está fazendo a limpeza do Igarapé São Francisco”, descreveu.
Segundo Bocalom, o projeto será implementado e pretende contar com o apoio do governo do Estado para realizar a ação na capital.
“Como o rio está na sua cota mais baixa a gente precisa aproveitar que o rio está baixo e fazer essa limpeza do rio Acre. E ele [Gladson] já determinou ao secretário pra que, juntos a gente possa fazer essa limpeza”, disse.
Níveis históricos
O nível das águas do Rio Acre se igualou a pior cota já registrada em Rio Branco. Na sexta-feira (20), segundo os dados da Defesa Civil de Rio Branco, o manancial chegou a marca de 1,25 metros, a mesma registrada em outubro de 2022.
Há diversos dias a capital acreana não registra chuva significativa para aumento no nível das águas.